domingo, 6 de outubro de 2019

Vereadora Nildinha Teles prestigia evento em comemoração aos 02 anos da Casa da Mulher Brasileira, em São Luis

Compartilhar
Por Portal CN1
Desfile de mulheres que lutam contra o câncer, coral formado por internas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e homenagens aos vários órgãos que compõem a Casa da Mulher Brasileira marcaram o dois anos de existência do equipamento ligado ao Governo do Maranhão.
 Secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça e a Vereadora chapadinhense Nildinha Teles
A vereadora de Chapadinha Nildinha Teles (PRB), participou da comemoração, que aconteceu na quarta-feira (2/10), na sede da instituição, no bairro Jaracaty, em São Luís. "Para mim a data reflete a luta feminina. Devemos celebrar tudo o que já foi feito, mas ainda há muito por fazer. Sem dúvida, um momento ímpar para nós mulheres", destacou a parlamentar.
A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, frisa o papel da Casa de proteção para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a mulher maranhense. “Nós, mulheres maranhenses, estamos em festa. Somos referência no Brasil inteiro por ter a segunda Casa em funcionamento e o único Departamento de Feminicídio”.
“Parabenizo o governador Flávio Dino por ir na contramão do desmonte de direitos da Mulher. O fortalecimento e a união desse órgão tem dado resultados: Já são mais de 50 mil mulheres que foram atendidas e 6 mil medidas protetivas expedidas”, diz a secretária.
A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, destaca a função preventiva do equipamento no enfrentamento à violência de gênero. “Vamos continuar lutando para que as mulheres possam romper o silêncio e denunciar os casos de violência. Todos os órgãos que funcionam aqui na Casa têm trabalhado nessa perspectiva”.
A coronel da Polícia Militar Augusta Andrade, comandante da Patrulha Maria da Penha, ressalta o papel de acolhimento que a Casa exerce ao reunir, em um só local, todos os órgãos de proteção à mulher. “Quem procura a Casa tem acesso a todos os serviços. Para a gente é muito gratificante comemorar o aniversário desse equipamento que apoia nossa atuação à frente da Patrulha Maria da Penha”.
Coronel Augusta enfatiza a presença do Comando de Segurança Comunitária em São Luís, Imperatriz e a implantação em Balsas em agosto. “São ações que estão crescendo em nosso estado em prol da mulher, que precisa ter voz, e nessa Casa ela é ouvida”, afirma.

Para a delegada Viviane Fontenelle, chefe do Departamento de Feminicídio, o equipamento ajuda a salvar vidas. “Aqui temos um complexo de todos os órgãos que a mulher precisa quando está numa situação de violência, o que facilitou muito para a mulher se encorajar a denunciar. Isso faz da Casa um importante instrumento de prevenção dessa violência extrema que é o feminicídio”.

Titular da Delegacia Especial da Mulher, a delegada Kazumi Tanaka evidencia a rapidez no atendimento à mulher em situação de violência. “A Casa da Mulher Brasileira é um marco entre os organismos de enfrentamento à violência contra a mulher aqui em todo o estado, mas especialmente na Grande São Luís, uma vez que o Plantão Especializado de Gênero atende todas as mulheres em situação de violência à noite, nos finais de semana e feriados, momentos em que de fato esse tipo de crime mais acontece”.

Casa da Mulher Brasileira
A instituição reúne serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. Possibilita o acolhimento, apoio psicossocial e dispõe de organismos de proteção como Juizado, Varas Especializadas, Defensoria Pública, Ministério Público e a Delegacia Especial da Mulher (DEM).

A mulher em situação de violência é recebida por equipe multidisciplinar que acolhe, agiliza os encaminhamentos e dá início aos atendimentos prestados por outros serviços da casa.

O espaço conta ainda com brinquedoteca; alojamento temporário para mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos; serviço de saúde para casos de violência sexual, a contracepção de emergência e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/Aids; rede socioassistencial, entre outros.

A Casa promove, ainda, atividades com fins a autonomia econômica feminina, com oficinas, capacitações e afins.



Com informações portal Vermelho



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: