sábado, 7 de dezembro de 2019

Dois índios Guajajara morrem durante atentado no Maranhão

Compartilhar

Nesta manhã deste sábado (07), na BR-226 que corta a terra indígena do povo Guajajara no Maranhão, na aldeia El Betel, entre as cidades de Grajaú e Barra do Corda, o ocupante de um carro atirou contra dois indígenas que estavam de moto na estrada.

Firmino Prexede Guajajara morreu na hora e Nelsi Olímpio Guajajara levou um tiro na perna e está ferido. Os indígenas voltavam de uma reunião de articulação pra defender seus direitos,

No mês passado, Paulo Paulino Guajajara, que trabalhava como guardião da floresta defendendo o território indígena contra exploração ilegal, foi assassinado por madeireiros próximo ao local do novo crime contra os Guajajara. A BR-226 encontra-se bloqueada pelos indígenas.

Atualização com nota da SEDIHPOP

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, acaba de divulgar nota sobre esse ataque. Ele afirma que dois índios morreram.

Confira:
Hoje, a tarde, na Terra Indígena Cana Brava, entre as aldeias El Betel e Boa Vista, quatro lideranças Guajajara sofreram um atentado ao saírem de uma atividade na aldeia Coquinho. Dois morreram e dois estão feridos. A Secretária de Estado da Segurança Pública já se encontra no local investigando o crime e os feridos estão sendo atendidos em Barra do Corda. A Secretária de Direitos Humanos e Participação Popular está acompanhando a situação e divulgará novas informações a respeito.

Informações Blog do Gilberto Lima 







Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: