terça-feira, 31 de março de 2020

Coronavírus: Bolsonaro indica pronunciamento em rede nacional sobre fala da OMS

Compartilhar


Ana Paula Ramos/Yahoo Notícias
Bolsonaro cogita novo pronunciamento (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Ministros tentam convencer o presidente Jair Bolsonaro a evitar um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão com medidas para o enfrentamento ao coronavírus no país. 

Bolsonaro cogitou a possibilidade de comentar no pronunciamento a fala do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. Apesar disso, até o momento, não há nada marcado para esta terça-feira (31). À tarde, o presidente tem reunião com o Conselho de Governo, que reúne dos principais órgãos de assessoria.

Ministros defendem a manutenção das medidas de distanciamento social e isolamento da população no combate à pandemia e tentam unificar o discurso do presidente com o do Ministério da Saúde. Eles acreditam também que é melhor evitar mais desgate para o presidente, que vem sendo criticado por atos e discursos contrários ao confinamento.

Em resposta a jornalistas, na manhã desta terça-feira, no Palácio da Alvorada, o presidente disse que o diretor-geral da OMS tem o mesmo discurso que ele em relação à pandemia.

“Vocês viram o que o diretor-presidente da OMS falou? Que tal eu ocupar a rede nacional de rádio e tevê para falar sobre isso? É uma boa ou não?”.

Na véspera, Tedros citou a preocupação com pessoas isoladas em lugares mais pobres do mundo que têm que trabalhar diariamente para ganhar o “pão de cada dia”.

A fala mencionada por Bolsonaro foi extraída de uma entrevista coletiva concedida por ele e por técnicos da OMS na segunda-feira. A declaração do diretor-geral foi uma resposta sobre os impactos das medidas impostas pelo governo da Índia, que impôs restrições de movimentação e fechamento de comércio no país.

Mais cedo, Bolsonaro publicou um vídeo com a parte da fala de Tedros, com legenda, em suas mídias sociais. A OMS, no entanto, continua pregando o isolamento e o distanciamento social como principais medidas contra a Covid-19.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: