terça-feira, 3 de março de 2020

Maranhão já registrou nove casos de H1N1 em 2020; uma pessoa morreu

Compartilhar

Vacinas contra gripe estão disponíveis em todos os postos de saúde do Maranhão — Foto: Divulgação/ Semus
Semanas depois do surto do novo coronavírus deixar o mundo em constante alerta, o Governo do Maranhão levantou suspeita sobre dois casos no Maranhão. As informações são do G1 MA

No entanto, após alguns dias de investigação, foi constatado que uma das pacientes, atendida na UPA do Vinhais, estava, na verdade, com o vírus H1N1 (Influenza A), que também já assustou o mundo quando, em 2009, Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial da doença.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), somente em 2020, ocorreram nove casos de H1N1 no território maranhense, com uma morte registrada. Em relação à higiene preventiva, as recomendações que o órgão faz são similares às de prevenção ao coronavírus, como lavar as mãos várias vezes ao dia e utilizar o álcool em gel.

Vacinas antecipadas
No fim de fevereiro, o Ministério da Saúde anunciou que decidiu antecipar para 23 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Com a população imunizada contra esse vírus, fica mais fácil fazer o diagnóstico do novo coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação tem dois objetivos:

Facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus (2019 n-CoV);

Evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado;

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E justamente por isso pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos de Covid-19.

Sintomas do H1N1
O vírus H1N1, conhecido inicialmente no mundo como gripe suína, apresenta os mesmos sintomas de uma gripe convencional:

Febre
Dor de cabeça
Mal-estar
Tosse

A forma mais eficiente de se prevenir é tomando a vacina contra a influenza (gripe). As doses podem ser encontradas nos postos de saúde.

Coronavírus no Maranhão
No dia 28 de fevereiro, o Governo do Maranhão divulgou que dois casos estavam sendo monitorados por suspeita do novo coronavírus. O primeiro caso seria de uma mulher de 49 anos que estava em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais. A paciente, vinda da Itália, apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo. Esse caso foi descartado no dia 29 de fevereiro.

O segundo caso era de uma jovem de 22 anos que relatou ter passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados casos da doença. A paciente chegou em São Luís e apresentava sintomas como dispneia e tosse seca. O caso foi descartado no dia 2 de março.

Protocolo de atendimento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou ainda que está adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que o governo do Maranhão está preparado e com protocolos de atendimentos definidos para lidar com os casos suspeitos da doença.

“O plano de contingência foi elaborado para responder às necessidades locais para minimizar o avanço da doença, caso haja introdução do vírus no estado. As ações definidas pelo plano orientam os serviços de saúde da rede estadual, que está preparada para o atendimento e em conformidade com as diretrizes nacionais propostas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde”, destaca o secretário.

Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.



Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: