quinta-feira, 9 de abril de 2020

Flávio Dino anuncia novas medidas para conter o avanço do Covid-19 e diz que o Maranhão registra 13 mortes pelos vírus

Compartilhar

Em entrevista coletiva virtual, na manhã desta quinta-feira (09), o governador Flávio Dino informou que o Maranhão chegou a 13 mortes por Covid-19, com o registro de mais 19 casos nas últimas, totalizando 292 infectados pelos vírus. Até a noite de ontem, 50 pessoas ficaram curadas.

Dino disse que, apesar do crescimento dos casos, as medidas preventivas estão valendo a pena. Sem isso, o quadro poderia ser pior, como tem sido registrado em outras regiões do país.

Sobre a polêmica política em torno do uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, o governador disse que há um falso debate em torno disso, e que o governo não estimula a automedicação, pois o uso depende de decisão médica e não de político.

“Há um falso debate sobre cloroquina. Não é um debate político, é uma questão técnica. Não se pode é estimular a automedicação. No Maranhão, a cloroquina integra o tratamento que é feito aos pacientes hospitalizados, sempre a critério dos profissionais de saúde”, disse.

O governador voltou a enfatizar a importância da manutenção do distanciamento social, principalmente nas agências bancárias, que passarão a ter normas definidas pelo governo do estado, em decreto a ser editado no próximo sábado (11). A decisão foi tomada após a determinação do ministro Alexandre de Moraes que deu poderes aos estados para decidir sobre normas para evitar o avanço da Covid-19, e pelo fato de o Banco Central não ter se manifestado sobre pleitos feitos pelo Maranhão para que se evitasse a aglomeração de pessoa em agências.

Pelas normas a serem anunciadas, as agências terão que assumir a responsabilidade de organizar filas e o atendimento para evitar aglomerações, mantendo o distanciamento de 2 metros entre clientes. Haverá fiscalização, a partir da próxima semana, de agentes da vigilância sanitária.

Quanto ao comércio, o governador disse que haverá prorrogação das regras em São Luís. No interior, será feito um estudo de casos do Covid-19 em cada município para que sejam estabelecidas regras para evitar o crescimento de casos. Também no sábado, serão anunciadas novas regras para o funcionamento do comércio e atividades profissionais.

O governador anunciou a criação de uma ala com novos leitos no Hospital do Servidor, localizado no fundo do Hospital Carlos Macieira, para atender casos de coronavírus. Ele destacou, ainda, a disponibilização, por parte da Prefeitura de São Luís, de novos 40 leitos no Hospital da Mulher.

Além disso, o governo está aguardando a chegada de mais 180 respiradores que serão instalados em unidades hospitalares na capital e interior.

Pelas redes sociais, o governo está informando sobre as medidas já adotadas para socorrer o povo maranhense nesta pandemia de coronavírus. Confira.

Prorrogação dos vencimentos do IPVA

Gratuidade na conta de água

Distribuição de cestas básicas

Isenção do ICMS sobre álcool em gel

Suspensão de imposto para pequenas empresas

Garantia no Supremo de não haver cortes no Bolsa Família

Apoio financeiro para os artesãos

Apoio para o setor de turismo

Apoio financeiro para os artistas locais

Apoio financeiro para manicures, cabeleleiros e barbeiros

Garantia de salário para profissionais da saúde

Refeições para moradores de rua

Mais de 250 novos leitos

Hospitais exclusivos para tratar o coronavírus

Novas UTIs móveis

Contratação de mais mil profissionais

Exames e controles nos aeroportos

Distribuição de equipamentos de proteção

Fiscalização de preços

Refeições nos Restaurantes Populares

Aulas online
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: