quinta-feira, 18 de junho de 2020

Polícia Militar do Maranhão completa 184 anos

Compartilhar


Portal  CN1, com informações da PMMA 

A Polícia Militar do Maranhão realizou na tarde de quarta-feira (17), solenidade alusiva ao aniversário de 184 anos. O evento foi transmitido pelo instagram da PM e marcado pela presença do alto comando da instituição, além do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto e da Banda de Música da PMMA.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, agradeceu ao governador do estado, Flávio Dino, e ao secretário de segurança, Jefferson Portela, pelos investimentos no aparelhamento da PM. O comandante agradeceu aos bravos policiais que no exercício da profissão doaram suas vidas para garantir a ordem e proteger vidas. Ele destacou ainda todos os policiais militares que em meio ao momento da crise sanitária, permanecem garantindo a paz e a ordem social. Ao final, agradeceu a Deus pelo momento histórico que a Polícia Militar vive.

O secretário de segurança pública, Jefferson Portela, agradeceu todo empenho da tropa parabenizando a instituição que está próxima de seus duzentos anos. O secretário agradeceu ao governador do estado, ao comando da PM e todos os policiais militares, homens e mulheres que garantem o direito de ir e vir de cada cidadão maranhense. O secretário falou da força que PMMA tem, e sempre estará ao lado da Instituição e fará o que for possível para contribuir com ela em todo estado do Maranhão.

Breve Histórico
A Polícia Militar do Maranhão foi criada através da Lei Provincial nº 21 de 17/06/1836, com o nome de “Corpo de Polícia da Província do Maranhão”; constituída por um Estado-Maior e 04 (quatro) Companhias de Infantaria, totalizando 412 policiais, sendo o seu efetivo composto por Major (Comandante), Alferes (Ajudante), Sargento (secretário) e Sargento (quartel-mestre).

A instituição ao longo de 115 (cento e quinze) anos recebera várias denominações, tais como, “Corpo de Segurança Pública”, “Corpo de Infantaria”, “Corpo Militar do Estado”, “Batalhão Policial do Estado”, “Força Policial Militar do Estado”, “Brigada Auxiliar do Norte” e “Polícia Militar do Maranhão”, em 1951.

A interiorização começou a partir de 1841, com a Lei nº 110, de 28 de agosto, que criou o “Corpo de Guardas Campestres”; seguida da Lei nº 872, de 05 de abril de 1920, que fixou o efetivo de 250 (duzentos e cinquenta) policiais para o sertão maranhense. Entretanto, a partir de 1966, com a Lei nº 2704, de 12 de outubro, além da criação da Companhia Escola, foram criados ainda, 02 (dois) Batalhões de Polícia (BPM): o 1º BPM e o 2º BPM, responsáveis respectivamente pelo policiamento da capital e do interior do Estado.

A primeira turma de oficiais PM, com Curso de Formação de Oficiais – CFO, formou-se em 1966, na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; daí em diante teve formações em outras Academias de diferentes Estados, tais como: Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Goiás. Com a criação da Academia de Polícia Militar do Maranhão, através da Lei 5657, de 1993, passamos a formar oficiais, tendo a primeira turma 29 (vinte e nove) aspirantes a oficial, declarados em 22/12/1995.



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: