sábado, 4 de julho de 2020

Pesquisador alerta para 'efeito rebote' da Covid-19 no MA em meio a queda nas previsões

Compartilhar

Por Rafael Cardoso, G1 MA 

No início de junho, o Maranhão superava tendência de estudo que previa 5 mil mortes por Covid-19 até agosto — Foto: TV Globo
O Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) previa até agosto cerca de 5 mil mortes pela Covid-19 no Maranhão, mas agora refez as previsões e indica cerca de 2.600 óbitos.

O IHME é um centro global independente de pesquisa em saúde da Universidade de Washington e realiza uma projeção global dos casos e mortes pela doença em vários países, incluindo o Brasil.

As projeções do instituto levam em conta a quantidade de registro de casos a cada dia para prever o total de casos no futuro. Veja abaixo a projeção para o Maranhão realizado em junho e a atual.

Nessa sexta (3), o governador Flávio Dino afirmou que o Maranhão tem 'um quadro de estabilidade' em relação a pandemia.

"Temos um quadro de estabilidade. Temos riscos. Tem fatores nacionais, fatores sazonais e em terceiro lugar temos essa própria dinâmica social que foi estabelecida (abertura do comércio) diante da necessidade derivada do longo tempo que estamos com esse desafio", disse Dino.

Apesar dos números atuais em queda e da previsão menor de óbitos no futuro, há um dado preocupante. Nos últimos dias, o número de casos suspeitos está aumentando e isso é um indicador de que poderia estar acontecendo um 'efeito rebote', que causaria um novo aumento nos casos.

"Previsões a longo prazo dependem muito do uso de máscaras, da situação dos números atuais. Por exemplo, o número de casos suspeitos tem aumentado nos últimos dias. Detectei tanto no estado, quanto na ilha, uma tendência de reversão de queda dos números. É muito provável que estejamos numa situação de rebote. Com base nisso não estou nada otimista", afirmou o pesquisador e epidemiologista da UFMA, Antônio Augusto.

Além disso, a taxa de isolamento social (o quanto as pessoas estão em casa e nas ruas) no Maranhão, por exemplo, está em queda nos últimos meses e chegou a 38.5% nesta sexta (3). Em tempos de pandemia, os especialistas estimam que 70% de isolamento seria um número mais adequado.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: