quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados com a estiagem no Maranhão

Compartilhar

Aumenta o número de queimadas nas últimas 48 horas no Maranhão. — Foto: Reprodução/TV Mirante.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) lançou uma campanha educativa, pela internet, para alertar sobre os riscos e orientar na prevenção no período de estiagem, que intensificam as queimadas no Maranhão. As informações são do G1 MA.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) lançou uma campanha educativa, pela internet, para alertar sobre os riscos e orientar na prevenção no período de estiagem, que intensificam as queimadas no Maranhão

O banner educativo, divulgado pelo CBMMA, informa sobre hábitos que as pessoas podem adotar para prevenir problemas de saúde causados pelas queimadas, a exemplo dos respiratórios. As dicas orientam na ingestão regular de água, evitar exercícios físicos no período mais quente do dia e evitar queima de lixo e entulho, por exemplo.
Banner traz informações para prevenir problemas durante o período de estiagem — Foto: Divulgação/CBMMA.
A maior parte das queimadas no estado é causada pela ação humana, na queima irregular de terrenos com fins de plantio. E a estiagem, quando há pouca ou nenhuma chuva, é outra causa comum dessas ocorrências.

De acordo com o CBMMA, o Maranhão ocupa a quinta posição no ranking nacional em número de queimadas, e o Corpo de Bombeiros vêm adotando ações de controle para que o estado tenha uma redução destes números.

“Em mais recente boletim, não tivemos cidades maranhenses no ranking dos 30 municípios brasileiros com maiores registros de queimadas. Estamos trabalhando intensamente para melhorar ainda mais esses dados”, destaca o comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto de Araújo.

Entre as áreas mais afetadas com as altas temperaturas no Maranhão estão as cidades de:
Mirador
Balsas
Fernando Falcão
Alto Parnaíba
Grajaú
Carolina
Urbano Santos
Riachão
Parnarama
Tutóia
Barra do Corda.

Segundo o coronel Célio Roberto, o fator preocupante é o cenário de baixa umidade do ar. Para alertar sobre os riscos, equipes da Defesa Civil Estadual vão emitir alerta em comunidades que podem ser afetadas.

A umidade relativa do ar vem oscilando entre 12% e 20% e de acordo com o comandante Célio Roberto, se ficar abaixo de 12%, o Maranhão entra na classificação de situação de emergência.

“São valores perigosos, que favorecem o aparecimento de doenças respiratórias e em tempos de pandemia, deve-se redobrar os cuidados”, diz.

Integrando as ações contra queimadas, o CBMMA mantém equipes nos municípios afetados e distribui ainda cartilha com orientações e dicas de como prevenir queimadas.

A cartilha Programa Agricultura Familiar Sem Queimadas, integra a campanha Maranhão Sem Queimadas e traz informações sobre formas de prevenção e ações corretas para evitar acidentes.

Produzida pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), a cartilha é voltada a comunidades produtoras. O Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) também participaram da elaboração do material.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: