quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Doenças dos Olhos: Retinopatia Diabética - Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica

Compartilhar

Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: (98) 99130 7421 | 3471 0990| 1204

Essa patologia se manifesta inicialmente de forma leve ou moderada na maioria dos pacientes, sem qualquer efeito signifi cativo sobre a visão. O processo pode evoluir rapidamente, levando a uma perda visual parcial ou total. Tal comprometimento da visão ocorre quando as hemorragias e a gordura extravasadas afetam a mácula, uma área central e crítica da retina, indispensável para a visão de leitura, de cores e detalhes. Essa forma da doença é chamada de retinopatia diabética exsudativa ou edema macular.

Outra forma de apresentação da doença é a proliferativa, decorrente de hemorragias que se formam no interior do vítreo. Esses vasos neoformados podem causar hemorragia no vítreo. A forma proliferativa pode vir somada à exsudativa em alguns casos.

Causas
Proveniente do diabetes, a retinopatia diabética se dá pelo rompimento dos vasos sanguíneos da retina, causando hemorragia e infiltração de gordura em seu interior.

Tratamento
Através da técnica da fotocoagulação a laser, pequenas áreas da retina podem ser cauterizadas, beneficiando a maioria dos pacientes. Outra forma de tratamento é através da vitrectomia, uma delicada micro cirurgia que visa a remoção dos vasos anormais, da hemorragia vítrea e a correção do descolamento de retina. Novas drogas vem sendo estudadas e usadas com essas mesmas finalidades. Algumas delas são usadas em forma de cápsulas e outras injetadas pelo oftalmologista dentro do globo ocular e proporcionam resultados satisfatórios. 

Ainda não existe conhecimento amplo o bastante acerca do diabetes. Portanto, até então não existe a sua cura, mas seu controle clínico diminui significativamente o aparecimento da Retinopatia diabética. Todo paciente diabético deve ser acompanhado periodicamente pelo oftalmologista.

Fonte: portal da Retina 
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: