sábado, 26 de setembro de 2020

VACINAS: Em Santa Quitéria do Maranhão, a vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e sala de vacina mantida pelo município

Compartilhar

 

A conscientização sobre a  importância da vacina é um assunto que precisa ser bastante discutido nas sociedades, principalmente, por conta da pandemia do Coronavirus, que nos deixa em sinal de alerta. Proteger as crianças é um ato de responsabilidade. As vacinas, dizem os especialistas, atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos.

Infelizmente, campanhas antivacinas, na internet e em redes sociais, têm colocado a vida das crianças em perigo. Erradicado há cerca de trintas anos do Brasil, o “sarampo” é um exemplo de doença que voltou a preocupar as autoridades de saúde, em diversas regiões brasileiras. Porém, é importe saber que o Brasil está entre os países que possuem um dos melhores e reconhecido sistema de vacinação, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que, para ser eficiente, necessita da colaboração e participação de todos. 

Em Santa Quitéria do Maranhão, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Atenção Básica destaca que toda Rede Municipal de Saúde - composta por 12 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) - que, por conta da pandemia e respeitando as medidas de segurança em saúde, estão abertas de segunda à sexta-feira, com horário especial, que vai das 08h00 até as 12h00.

Na sede, uma sala de vacina (para adultos e crianças) funciona no prédio anexo ao hospital da cidade e o horário atendimento é de segunda à sexta - feira, no horário das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00. 

FIQUE ATENTO!

Para que o atendimento seja realizado é necessário que se apresente a carteira de vacina da criança e o Cartão do SUS. O município de Santa Quitéria do Maranhão disponibiliza para a população todas as vacinas do Calendário de Vacinação, determinados pelo SUS.

Quem perdeu a carteira de vacina da criança deve se dirigir até a Unidade de Saúde à qual o atendimento era realizado e solicitar uma 2ª via do Documento; quanto ao Cartão SUS, basta se dirigir a qualquer UBSF e pedir um novo cartão.



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: