quarta-feira, 7 de outubro de 2020

137 casos de câncer de mama foram diagnosticados no Maranhão

Compartilhar

Os dados são repassados pela Secretaria de Estado da Saúde, que lançará a campanha oficial do Outubro Rosa nesta quarta-feira.

O câncer de mama tem cura e a prevenção é o melhor remédio. — Foto: Getty Images
O Maranhão registrou 137 casos de pessoas diagnosticadas com câncer de mama até o momento em 2020. Os dados são da Secretária de Estado da Saúde (SES), que informa, ainda, que em 2018 e 2019, o estado notificou, respectivamente, 450 e 665 casos.

O órgão também diz que investiu na descentralização dos serviços de mamografia nos últimos anos, especialmente para garantir a detecção e o diagnóstico da doença às mulheres maranhenses. Hoje em dia, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) dispõe de aparelhos nos municípios de São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Timon, Tumtum, Santa Inês e São Jorge Patos.

A SES apoia os municípios na busca de casos de câncer de mama em mulheres entre 50 e 59 anos. Para casos suspeitos e confirmados, essas mulheres recebem atendimento na rede estadual, que oferece exames de mama, exames diagnósticos por meio de mamografia, ultrassom mamária, biópsia, pulsação mamária, farmoterápicos, cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e é a segunda causa de todas as mortes de mulheres no país, atrás somente das doenças do sistema circulatório. Entretanto, se diagnosticado na fase inicial e tratado de forma adequada pode reduzir significativamente a necessidade da retirada dos seios (masectomia).

No mês do Outubro Rosa, o objetivo do órgão é realizar mais de 6,5 mil consultas com mastologia e exames de mamografia na faixa etária para rastreamento, que é de 40 a 69 anos.

Com o tema “Prevenção Salva Vidas, conheça seu corpo”, a Campanha Outubro Rosa visa a conscientização para a prevenção e o tratamento do câncer de mama. O movimento é internacional e surgiu na década de 1990, com iniciativas para estimular a participação da população, de empresas e de entidades.

Câncer de mama: 62% esperam fim da pandemia para consultas e exames

Uma pesquisa feita com 1.400 mulheres a partir dos 20 anos mostra que 62% estão esperando a pandemia acabar para retomar consultas médicas e exames de rotina para detecção de câncer de mama.

O levantamento feito pelo Ibope, em conjunto com a farmacêutica Pfizer, mostra que o índice é ainda mais alto a partir dos 60 anos, chegando a 73% das mulheres.

A realização anual de mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante. Isso porque o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental. Se detectado ainda no começo, a chance de cura é de 95%.

O câncer de mama não tem uma única causa. Fatores como idade, questões hormonais, história reprodutiva, aspectos comportamentais e ambientais estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

Fonte: G1 MA
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: