quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Polícia Federal investiga esquema de corrupção de servidores públicos no Maranhão e Tocantins

Compartilhar
Foto: Reprodução
Nessa quarta-feira (7), a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União – CGU, deflagrou a Operação “Bálsamo de Gileade”, com objetivo de apurar um esquema de corrupção, realizado por servidores públicos no estado de Tocantins e em Imperatriz no Maranhão.

Na ação foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, além de sequestro de bens em valores na ordem R$ 12 milhões. As medidas foram expedidas pela Vara Criminal de Augustinópolis no Tocantins.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação iniciada em 2019, indicou a existência de um possível esquema de desvios de recursos públicos através de aquisição fraudulenta de medicamentos. As compras foram realizadas a partir de fraudes em procedimentos licitatórios e emissão de Notas Fiscais canceladas posteriormente, cerca 47%.

Ainda nas investigações, foi verificada a existência de diversas transferências bancárias, por parte dos responsáveis pela empresa investigada, a servidores públicos municipais, responsáveis pela responsáveis pelas licitações e outros vinculados à área da Saúde, como Secretários de Saúde e Gestores do Fundo Municipal de Saúde, englobando cerca de nove municípios investigados, na região do Bico do Papagaio.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, fraude em licitações e participação em organização criminosa.

Fonte: O Imparcial


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: