segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Polícia prende suspeitos de roubo de energia no Maranhão e Piauí

Compartilhar


Foto: Divulgação/Seic
Cinco pessoas foram presas em flagrante durante a fase inicial da operação “Retorno à divisa”, que tem o objetivo de combater o furto de energia elétrica no Maranhão e Piauí.

A operação foi realizada na primeira semana de fevereiro deste ano, pela equipe do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (Seic), em parceria com a Polícia Civil do Piauí. As ações foram realizadas com o apoio da Equatorial Maranhão.

Segundo a Seic, as investigações já aconteciam há cerca de quatro meses na cidade de Timon. No município, cerca de dez unidades consumidoras foram alvos da operação, que resultou em cinco prisões em flagrante.

Na ação, também foi possível identificar o responsável por manipular os medidores de energia elétrica tanto em Timon quanto em Teresina-PI.

“Tínhamos notícias de um ‘gateiro’, um eletricista com conhecimento técnico em eletricidade e medidores de energia. Esses medidores digitais estavam sendo desbloqueados, retirados das unidades consumidoras e levados para um laboratório para serem manipulados. Das cinco pessoas presas, quatro confessaram quem tinha realizado a fraude”, destacou o delegado Paulo Roberto, que coordenou a operação.

Após descoberto, o autor dos crimes foi preso em flagrante na cidade de Teresina, onde mantém residência, na qual também havia um medidor de energia manipulado.

“A Polícia Civil do Piauí, que também participou das diligências no Maranhão, localizou e prendeu o fraudador. Além das unidades que havíamos investigado em Timon, ele confessou dezenas de outras unidades que tiveram os medidores de energia manipulados”, afirmou o delegado.

A operação foi realizada na primeira semana de fevereiro deste ano, pela equipe do Departamento de Defesa de Serviços Delegados(DDSD), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (Seic), em parceria com a Polícia Civil do Piauí. / Foto: Divulgação/Seic.

Ainda de acordo com o delegado, os proprietários das unidades consumidoras em que foram encontrados os medidores fraudados, deverão responder por furto de energia elétrica, conforme prevê o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Segundo o delegado Paulo Roberto, as investigações continuarão em datas ainda não definidas.

“Para nós foi uma vitória e as diligências continuarão, já que temos a informação inicial de 150 novos locais que esse fraudador teria manipulado os medidores de energia”, afirmou o delegado.

De acordo com a Seic, para atender o universo de mais de 2 milhões de clientes em todo o Maranhão, a distribuidora de energia do Maranhão compra energia elétrica das Geradoras para levar até o consumidor, em todo o Estado.

Do total arrecadado, cerca de 10% da energia é furtada, ocasionando perda de faturamento na ordem de R$ 340 milhões por ano, o que impacta no orçamento para promoção de ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico e, além da arrecadação de impostos (ICMS e PIS/Cofins) que não foram pagos e poderiam ser revertidos para benefício da população.

Ainda segundo o órgão de investigação, o furto de energia também compromete a segurança da população e a qualidade da energia que chega nas residências maranhenses. Outro grave problema apontado pela Equatorial Maranhão são as ligações elétricas clandestinas realizadas em áreas de ocupação irregular, popularmente conhecidas por gambiarras.

Nos locais em que existem altos índices de furto de energia, parte desse prejuízo acaba sendo revertido em aumento de tarifa, onde todos os clientes da concessão pagam pelo prejuízo causado por esse tipo de crime.

Imirante.com, com informações da SEIC
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: