terça-feira, 16 de março de 2021

Bolsonaro confirma Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde

Compartilhar

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O presidente Jair Bolsonaro escolheu, na noite dessa segunda-feira (15), o médico Marcelo Queiroga para assumir o Ministério da Saúde, substituindo Eduardo Pazuello. Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Queiroga se reuniu com Bolsonaro no Palácio do Planalto durante a tarde, e a nomeação será publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (16). As informações são da TV Globo.

"Foi decidido agora à tarde a indicação do médico, doutor Marcelo Queiroga, para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente, já conhecia há alguns anos, então não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias. Tem tudo no meu entender para fazer um bom trabalho, dando prosseguimento em tudo que o Pazuello fez até hoje", confirmou Jair Bolsonaro a apoiadores na chegada à residência oficial do Palácio da Alvorada.

Antes da reunião com Marcelo Queiroga, Jair Bolsonaro teve duas conversas com a médica Ludhmila Hajjar, mas a negociação fracassou. Especialista no tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19), Hajjar revelou que não houve "convergência técnica" com o presidente e não aceitou o convite para se tornar ministra.

Marcelo Queiroga será o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia da Covid-19, há pouco mais de um ano. Antes de Queiroga, comandaram a pasta o médico e ex-deputado Luiz Henrique Mandetta, o médico Nelson Teich e o general Eduardo Pazuello. O Brasil acumula mais de 278 mil mortes em razão da doença.

Saiba mais
Nascido em João Pessoa, Marcelo Queiroga é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e fez residência em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. O novo ministro da Saúde tem especialização em cardiologia, com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

Em dezembro de 2020, Marcelo Queiroga foi indicado por Jair Bolsonaro para ser um dos diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas a indicação ainda não foi votada pelo Senado Federal. No currículo enviado ao Senado, Marcelo Queiroga revelou ser diretor do Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (Cardiocenter) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, e cardiologista do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita (PB).




Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: