terça-feira, 25 de maio de 2021

Maranhão e mais 10 estados receberão leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar

Compartilhar

 
Os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar são voltados para pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave - Marco Santos/Fotos Públicas
Mais 296 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 foram autorizados pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira (24).

Segundo o Ministério, a medida reforça os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) em Hospitais Especializados, Unidades Mistas, Hospitais de Pequeno Porte, Prontos Socorros, Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais.

As autorizações, em caráter excepcional e temporário, são destinadas para os estados do Maranhão, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o valor do repasse é de mais de R$ 4,2 milhões, correspondente aos meses de abril e maio. As seis portarias que autorizam os leitos estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar são voltados para pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. A autorização ocorre sob demanda dos Estados, que possuem autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

Em decorrência do atual cenário de emergência, no entanto, o Ministério da Saúde, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença – somente em 2021, já foram autorizados mais de 3,5 mil leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar com um investimento federal de mais de R$ 65,1 milhões.

Saiba mais sobre a autorização

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo, garantindo o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação.

Informações Ministério da Saúde 

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: