terça-feira, 1 de junho de 2021

Governo chinês relata 1º caso humano de gripe aviária H10N3

Compartilhar

"O risco de uma propagação em grande escala é extremamente baixo", afirmou a Comissão Nacional de Saúde Chinesa.

A Comissão Nacional de Saúde chinesa não deu detalhes de como o homem se infectou com o vírus H10N3./Foto: Globo Rural
Nesta terça-feira (1º) o governo chinês informou a descoberta do primeiro contágio humano no mundo do vírus H10N3 de gripe aviária. Ainda segundo o governo, o risco de grande propagação entre pessoas é baixo.

De acordo com a Comissão Nacional de Saúde Chinesa (NHC), o paciente confirmado como o primeiro caso humano de infecção pela linhagem H10N3 é um homem de 41 anos de Jiangsu, província no leste da China.

"O risco de uma propagação em grande escala é extremamente baixo", afirmou a Comissão Nacional de Saúde Chinesa.

Ele é morador da cidade de Zhenjiang foi hospitalizado em 28 de abril, após desenvolver febre e outros sintomas, e foi diagnosticado com o vírus H10N3 em 28 de maio, disse a NHC em um comunicado.

O paciente está estável e pronto para ter alta do hospital. O acompanhamento médico de seus contatos próximos não detectou nenhum outro caso.

A Comissão Nacional de Saúde chinesa não deu detalhes de como o homem se infectou com o vírus H10N3 de gripe aviária.

Vírus H10N3

Sobre a H10N3, a Comissão Nacional de Saúde Chinesa (NHC) disse que é uma linhagem patogênica baixa (relativamente menos forte) do vírus em aves, e o risco de ela se disseminar em larga escala é muito baixo.

A linhagem "não é um vírus muito comum", disse Filip Claes, especialista da FAO (braço da ONU para a Alimentação e a Agricultura). Ele é coordenador laboratorial regional do Centro de Emergência para Doenças Animais Transfronteiriças do Escritório Regional da FAO para a Ásia e o Pacífico.

Cerca de 160 exemplares do vírus foram relatados em 40 anos, entre 1978 e 2018, a maioria em pássaros selvagens ou aves aquáticas da Ásia e de algumas partes limitadas da América do Norte, segundo Claes. Nenhum caso foi detectado em frangos até agora.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: