quarta-feira, 7 de julho de 2021

Artigo: Os 25 anos do Projeto Farol da Educação; por Gastão Vieira

Compartilhar


Em 1996, quando era Secretário de Educação do Maranhão, fui conhecer de perto um projeto inovador de biblioteca pública em Curitiba. Fiquei encantado com os Faróis do Saber.

Construídos em forma de farol, as bibliotecas ficavam dentro das escolas públicas da capital paranaense e se tornaram ponto de leitura e pesquisa para os estudantes.

Além disso os faróis promoviam várias atividades como rodas de leitura, empréstimo de livros e cursos abertos à comunidade e voltados para pessoas de todas as idades.

E como tudo que é bom a gente tem que replicar, resolvir trazer o projeto pro Maranhão. Aqui as bibliotecas receberam o nome de Farol da Educação. Para colocar o projeto em prática, tivemos que fazer adaptações, mas com o mesmo objetivo de estimular e socializar a leitura.

O projeto, iniciado em 1996, levou bibliotecas para 107 municípios maranhenses, 9 só aqui em São Luís. Entre os bairros da capital beneficiados estão Renascença, Vinhais, Felipinho, Cidade Operária, Bairro de Fátima, Maiobão e ainda o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Depois que deixei a Secretaria de Educação, os faróis resistiram bravamente, mas o tempo e a falta de manutenção das bibliotecas fizeram com que várias fechassem as portas.

Hoje, 25 anos depois da implantação do projeto no Maranhão, as bibliotecas têm o mesmo nome do projeto de Curitiba, Farol do Saber. Aos poucos o governo Flávio Dino está reformando cada um dos faróis. Uma iniciativa importante para as comunidades dos municípios contemplados pelo projeto. Reabrir os, agora, Faróis do Saber é valorizar um projeto que deu certo, que durante muito tempo conseguiu democratizar a leitura e ajudou a reforçar o aprendizado de nossos estudantes. É saber que, lá atrás, a nossa iniciativa mais uma vez valorizou a educação no Maranhão.

Gastão Vieira
Deputado Federal (PROS-MA)












Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: