quinta-feira, 22 de julho de 2021

No aniversário de 151 anos de sua emancipação, Itapecuru-Mirim recebe várias ações do Governo do Estado

Compartilhar


Inauguração da Biblioteca João da Cruz Silveira (Foto: Júnior Foicinha)
O Governo do Estado do Maranhão realizou, nessa quarta-feira (21), várias ações em Itapecuru-Mirim, a 108 km de São Luís, dia em que o município completa 151 anos de sua emancipação.

A agenda, iniciada com vistorias às obras do terminal rodoviário no povoado Entroncamento, foi liderada pelo vice-governador Carlos Brandão, que esteve acompanhado de uma comitiva formada por secretários e lideranças políticas.

Para Brandão, a obra, que tem investimento municipal, é um resgate e uma grande conquista para o povo itapecurense e vai contribuir com a infraestrutura da cidade.

“Uma belíssima rodoviária e será um cartão-postal para Itapecuru e para o Maranhão. Uma grande iniciativa resgatada pelo prefeito Coroba”, disse.

Rua Digna e ressocialização

Em seguida, foram inauguradas duas fábricas de blocos sextavados de concreto. Uma na Unidade Prisional de Ressocialização; outra, na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), que vão atender o município de Itapecuru e região. Até o fim do mês de julho, devem ser somadas 70 fábricas inauguradas em todo o estado. Atualmente, cada fábrica tem aproximadamente 17 internos trabalhando com uma média diária de produção de 1.200 blocos.
Comitiva recebe bênçãos do candomblé (Foto: Júnior Foicinha)
“É um grande projeto do Governo do Estado, através do governador e do vice-governador. As duas inauguradas hoje vão atender Itapecuru e região, para o projeto do Rua Digna, que é calçar todos os municípios do estado. É um projeto que trabalha não só a ressocialização, mas também a mobilidade urbana”, comentou o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, sobre o projeto que visa contribuir com a ressocialização de apenados, por meio de mão de obra realizada no programa Trabalho com Dignidade.

O prefeito Benedito Coroba também comentou sobre a iniciativa do governo estadual. “Itapecuru hoje está alegre por esse empreendimento, porque ele vai exatamente dignificar as pessoas. Uma rua calçada dignifica as famílias que moram nela”, disse o prefeito.

Durante vistoria da primeira rua pavimentada pelo projeto, a Travessa Nogueira IV, no bairro Piçarra, um dos beneficiados do projeto social, Deusivan Pedro da Silva, de 41 anos, agradeceu a iniciativa do Governo Flávio Dino e disse enxergar um novo horizonte com uma oportunidade distante de infrações. “É um resultado positivo para toda população carcerária que se encontra aqui em Itapecuru-Mirim. Eu me sinto acolhido. Quero agradecer, estamos muito felizes, a nossa família que nos apoia e acredita que a gente vai sair qualificado para um novo mercado de trabalho”.

Indústria do Conhecimento

Além de assinatura de acordo de cooperação técnica para execução do Maratoninha Maker, do Inova Maranhão, programa desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), outra inauguração ocorreu na Biblioteca do Sesi, que recebeu o nome do escritor e patrono da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (Aicla), João da Cruz Silveira.

A iniciativa é coordenada pelo Sesi, por meio do Projeto Indústria do Conhecimento – um centro multimídia implantado em indústrias ou em suas proximidades, que está à disposição dos trabalhadores, de seus dependentes e da comunidade, e conta com biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e internet.

“É uma demonstração de que nós produzimos não apenas materiais, mas também inteligência. O objetivo dessa Indústria do Conhecimento é para que os jovens possam ter oportunidade, principalmente aqueles mais necessitados, e ter acesso à internet, leitura e orientação à educação”, explicou o presidente da Federação do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Edilson Baldez.

Cidadão itapecuruense

Durante a agenda, o vice-governador Carlos Brandão ainda foi homenageado com o título de cidadão itapecuruense e agradeceu a proposição de autoria do vereador Alberto Ferreira.

“Muito feliz, porque nesta data fui homenageado com o título de cidadão itapecuruense. É uma cidade onde tenho muito trabalho prestado desde a época de deputado, secretário-chefe da Casa Civil e como vice-governador. É muito importante para mim. Ao mesmo tempo, aumenta a minha responsabilidade, para que a gente possa continuar trabalhando por Itapecuru”, disse Brandão.

Por fim, ainda houve inauguração simbólica de 100 cisternas que vão beneficiar famílias na zona rural e contribuir com a agricultura produzida no local. Segundo o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, a iniciativa é também um fomento para garantir renda e melhores condições de vida.

“Somente na data de hoje nós inauguramos 100 cisternas que garantem água para a população, mas temos várias outras entregas em diversas áreas, na própria agricultura familiar. Fizemos uma entrega simbólica de produtos da agricultura familiar, que são comprados pelo Procaf, programa que integra o Comida na Mesa. Garante renda para as nossas quebradeiras de coco, ao mesmo tempo que garante comida na mesa de quem está precisando”, afirmou.

Estiveram presentes o prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Coroba; a primeira-dama, Teresa Landi; o vice-prefeito, Maurício dos Santos; o presidente da Câmara, Cleomar Rodrigues; o vereador Alberto Ferreira; os secretários de Estado Marcelo Tavares (Casa Civil); Murilo Andrade (Seap); Francisco Gonçalves (Sedhipop); Rodrigo Lago (Saf); Jowberth Alves (Setres); os deputados federais Bira do Pindaré e Gastão Vieira; a deputada estadual Ana do Gás; o presidente da Federação do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Edilson Baldez; o escritor Benedito Buzar; além dos prefeitos Hilton Gonçalo (Santa Rita); Fernanda Gonçalo (Bacabeira); Fabiana (Presidente Vargas); e Carlinhos Barros (Vargem Grande).
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: