quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Gastão Vieira vota a favor pelo reajuste dos professores

Compartilhar

 

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (17) o recurso contra a apreciação conclusiva do Projeto de Lei 3776/08, do Poder Executivo, que reajusta o piso salarial nacional dos professores pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses anteriores.

A intenção era evitar que o reajuste fosse baseado no aumento do percentual do crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.

A Câmara dos Deputados derrubou a tentativa do Governo Bolsonaro de congelar o piso salarial dos professores. A diferença de votos foi de apenas de três a favor do recurso: foram 225 votos a favor e 222 contra.

Atualmente, a revisão anual do piso ocorre no mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.

Com a reformulação do Fundeb por meio da Emenda Constitucional 108, de 2020, deverá haver um aumento maior que o INPC para o valor mínimo por aluno, refletindo no piso dos professores. 

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: