quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Funcionários do DSEI são detidos em aldeia indígena no Maranhão

Compartilhar


Funcionários do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) estão detidos desde essa terça-feira (26) por indígenas da Aldeia Tabocal, na Terra Indígena Rio Pindaré, que fica no município de Bom Jardim.
Funcionários do DSEI são detidos por indígenas da Aldeia Tabocal em Bom Jardim — Foto: Bruno Guajajara
Três funcionários do Distrito Sanitário Indígena (DSEI-MA) estão detidos desde essa terça-feira (26) por indígenas da Aldeia Tabocal, na Terra Indígena Rio Pindaré, que fica no município de Bom Jardim, a 275 km de São Luís, desde essa terça-feira (26). Nativos de pelo menos duas aldeias reclamam falta de água na região há vários dias e exigem a solução do problema em troca da liberdade dos servidores.

Segundo o DSEI-MA, os funcionários, responsáveis pelo saneamento, foram acionados para atender ao pedido dos índios a fim de solucionar o problema do abastecimento. Ou seja, foram retirar a bomba de água para ser consertada. No entanto, os indígenas apreenderam o carro e detiveram os três servidores porque não querem a bomba antiga. Eles exigem uma nova bomba para reestabelecer o fornecimento de água no local.

Ao g1, a liderança indígena Bruno Guajajara diz que, além do problema no abastecimento de água, a falta de combustível nos carros que prestam atendimento nas comunidades e a escassez de remédios também tem gerado revolta entre os índios, que culpam o Distrito Sanitário Indígena pela situação.

"A situação se deu por conta de um certo descaso, desatenção por parte do DSEI Maranhão e nos últimos dias duas aldeias estão sofrendo por falta de água porque as bombas deram problema e isso revoltou os indígenas. Outras situações também revoltaram os indígenas como a falta de combustível para os veículos que prestam atendimento nas comunidades, medicamento também está em falta, o que causa revolta e gera essas situações", revelou Bruno Guajajara.

O líder Bruno Guajajara conta que os índios aguardam um posicionamento por parte do DSEI a cerca de suas reivindicações e afirma que o órgão não tem se preocupado com as questões básicas dos indígenas. "A gente espera alguma resposta porque a situação não pode ficar do jeito que está com o coordenador do DSEI dizendo nas redes sociais, através de vídeos, que não está faltando combustível porque na verdade está. A gente já está sobrevivendo com os nossos próprios recursos. Então, essa situação está ficando cada vez mais difícil e a gente está sentido esta desatenção por parte do DSEI Maranhão e dessa nova coordenação", finalizou.

Por meio de nota, a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informa que não procedem as informações sobre a detenção de servidores da Caema na Terra Indígena Pindaré e que somente o veículo do DISEI está na região. A Sedihpop informa ainda que está em diálogo com o DISEI-MA, a fim de melhorar os serviços prestados pelo órgão.

Veja a nota

"A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informa que não procedem as informações acerca da retenção de servidores da Caema na TI Pindaré. Houve, de fato, a tentativa de retenção dos servidores do DISEI-MA, órgão do Governo Federal, este responsável pelo abastecimento de águas nos territórios indígenas. Somente o veículo do DISEI-MA permanece retido na aldeia. A Sedihpop informa ainda que está em diálogo com o DISEI-MA, a fim de melhorar os serviços prestados pelo órgão, como, já citado, o abastecimento de água, a manutenção de bombas d'água e os serviços de saúde".

DSEI

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado – que contempla um conjunto de atividades técnicas que se fundamentam em medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde. Além disso, promove a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias por meio de atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com base no Controle Social.

No Brasil, há 34 DSEI divididos estrategicamente por critérios territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas, não obedecendo assim aos limites dos estados. Sua estrutura de atendimento conta com unidades básicas de saúde indígenas, polos base e as Casas de Apoio a Saúde Indígena (CASAI).

Fonte: g1MA
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: