terça-feira, 23 de novembro de 2021

Editorial: O Rádio será eterno! por Hipólito Cruz*

Compartilhar


No último dia 22 de novembro, tive a honra de participar do lançamento do programa de radiojornalismo ALERTA GERAL, produzido pelo jornalista Luís Carlos Júnior, que está indo ao ar diariamente, a partir das 8 horas da manhã pelas ondas da Rádio Cultura FM de Chapadinha, hoje sob a direção do Dr. Vagner Pessoa Júnior.
O formato do programa é puramente informativo, como bem destacou o apresentador por ocasião da estreia, um modelo de radiojornalismo que aborda temas de interesse geral, como atualidades, Política, notícias policiais e informações de nível nacional. Autoridades e personalidades dos mais variados segmentos, fizeram questão de prestigiar o apresentador, mandado mensagens de felicitações e de sucesso ao novo programa.

O Rádio, apesar de ser o segundo meio de comunicação de massa mais antigo – o primeiro foi o Jornal impresso – sempre terá o seu público fiel e jamais haverá alguma inovação tecnológica que tome o seu espaço. No Brasil, oficialmente, a primeira transmissão de Rádio aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, por ocasião da comemoração do centenário da Independência do Brasil, quando foi transmitido o discurso do presidente Epitácio Pessoa.

A primeira emissora a ser constituída no Brasil foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada no dia 20 de abril de 1923, quando o Rio ainda era a Capital da República. O objetivo em fundar a emissora, era de ser um veículo de comunicação eminentemente educativo, cultural e artístico. Foi a semente do rádio educativo e possibilitou a difusão do conhecimento ao utilizar a mais alta tecnologia existente na época – a radiodifusão –, meio de comunicação capaz de levar aos confins do Brasil: notícias, informações, reflexões e entretenimento para a população

Posteriormente, foram fundadas outras emissoras, onde predominavam os debates científicos, mas também havia espaço para os programas musicais e artísticos – como as radionovelas – que marcaram época na dramaturgia brasileira. O Rádio descobriu vários talentos, que posteriormente migraram para a TV, porém a TV, até aqui, nunca conseguiu superar a audiência do Rádio. O ouvinte de Rádio é tão cativo, que muitos vão aos estádios assistirem os jogos ao vivo, mas não dispensa o radinho de pilha colado ao ouvido.

Uma pesquisa feita a partir do IBOPE em 2013, apontou que durante a manhã o Rádio na Grande São Paulo tem o dobro da audiência das emissoras de televisão. Durante o período, o Rádio tem 1,815 milhões de ouvintes por minuto, enquanto a Rede Globo, SBT, Rede Record até a TV Canção Nova resulta em 886 mil telespectadorespor minuto.

Pelo visto, o Rádio será eterno. Afinal, quem é rei nunca perderá a majestade. A fonte de informação sobre a audiência do Rádio pode ser consultada no link https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/audiencias/de-manha-radio-tem-o-dobro-da-audiencia-da-tv-aberta-em-sp-3672

(*) Hipólito Cruz é contabilista, bacharel em Teologia, pedagogo, Geógrafo, pós-graduado em Metodologia do ensino de História e Geografia.


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: