quinta-feira, 18 de novembro de 2021

O que é Glaucoma Corticogênico? Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica

Compartilhar

Consultas, Exames e Cirurgias de Catarata. Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: 3471 0990| 99130-7421

O que é Glaucoma Corticogênico?  -  É um tipo de glaucoma causado por aumento da pressão dentro do olho decorrente do uso de medicação a base de corticoide, corticosteroide ou esteroide. As substâncias podem estar presentes em várias medicações sob a forma de comprimido, drágea, cápsula, spray, líquido injetável e colírio. O corticoide é normalmente utilizado como anti-inflamatório ou para tratamento de alergia. Em certas pessoas, a substância pode produzir um aumento da pressão ocular que leva a um dano do nervo óptico, causando o glaucoma. Se não for diagnosticada e tratada adequadamente, a doença pode resultar em diminuição progressiva da visão até chegar à cegueira.

Diagnóstico

O uso de corticoide pelo paciente faz o médico suspeitar desse tipo de glaucoma. Se junto com este histórico for identificado um aumento na pressão dentro do olho associado a alterações do nervo óptico, o diagnóstico da doença será provável.

Nestes casos em geral, além dos exames realizados na consulta oftalmológica de rotina, o médico pedirá um exame para documentar a anatomia do nervo óptico (retinografia) e o seu funcionamento (campimetria). Em alguns pacientes poderão ser necessários exames adicionais, tais como paquimetria corneana e tomografia de coerência óptica, para elucidar o diagnóstico.

Tratamento do glaucoma

O tratamento do glaucoma começa com a suspensão do uso de corticoide sempre que possível. Após a suspensão, verifica-se a pressão ocular. Se continuar elevada, o próximo passo é a utilização de medicações para diminuir a pressão ocular. Se a pressão ocular não reduzir com o uso dos medicamentos, é feito o tratamento cirúrgico. Existem vários tipos de cirurgias que podem ser utilizadas.

Mas atenção: quanto mais cedo for diagnosticado o glaucoma corticogênico, maiores são as chances de sucesso do tratamento.

Dicas

- Não use medicação por conta própria. Pode ser perigoso à saúde. Se a medicação contiver corticoide, o seu uso indiscriminado pode acarretar em doenças oculares como glaucoma e catarata.

- Quando estiver usando medicação à base de corticoide, procure seu oftalmologista para que ele possa medir sua pressão ocular.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: