Foto: Divulgação
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Maranhão conta com 22 casos confirmados de varíolas dos macados. Outros 48 casos suspeitos são investigados.
Todos os casos confirmados de monkeypox no estado são do sexo masculino. Ao todo, 15 registros aconteceram em Sao Luís. Ainda foram confirmados dois casos em São José de Ribamar, dois em Santa Inês, além de um caso em Paço do Lumiar, Timon e Pindaré Mirim.
Os 48 casos suspeitos de váriola dos macados estão sendo investigados em 17 municípios do Maranhão. Desses, 31 são do sexo masculino e 17 são mulheres. Veja abaixo a divisão por cidade.
Balsas - 2 casos
Caxias - 1 caso
Igarapé do Meio - 1 caso
Imperatriz - 6 casos
Miranda do Norte - 1 caso
Paço do Lumiar - 2 casos
Pedreiras - 1 caso
Peritoró - 1 caso
Pio XII - 1 caso
Porto Franco - 2 casos
São Luís - 21 casos
São Luís Gonzaga do Maranhão - 1 caso
Santa Inês - 2 casos
Santo Amaro do Maranhão - 2 casos
Serrano do Maranhão - 1 caso
Timbiras - 1 caso
Vitória do Mearim - 2 casos
O Maranhão teve o primeiro caso de monkeypox confirmado no dia 10 de agosto de 2022, em São Luís.
Sintomas
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
Imirante.com
0 comentários: