terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Governador Brandão entrega recibos do Cadastro Ambiental Rural para mais de 70 agricultores familiares de Paço do Lumiar

Compartilhar

O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), promoveu a entrega de 77 recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), no último sábado (14), para agricultores familiares de Paço do Lumiar. A solenidade foi realizada na Praça da Juventude, no bairro Maiobão, com a presença do governador Carlos Brandão; do secretário da SAF, Diego Rolim; e dos secretários adjuntos da SAF, Pedro Aroso e Jadiel Lins.

Os 77 beneficiários são das comunidades do Iguaíba, Timbuba, Pedro Careca, Novo Paraíso, Nova Esperança, Nova Jerusalém e Pau Deitado. Além dos recibos do CAR, foram inauguradas a Praça da Juventude e a quadra poliesportiva São José, além de entregas de títulos de posse de terra, pavimentação asfáltica e kits esportivos.

Durante as entregas, o governador Carlos Brandão lembrou que o governo estadual tem como foco cuidar das pessoas. “Entregamos pavimentação de vias urbanas com blocos de concreto e ao mesmo tempo entregamos títulos de terra às pessoas que precisam muito da regularização fundiária. Além disso, inauguramos esse importante equipamento público que é a praça com campo de futebol, local para caminhada, para exercício físico, para lazer, ou seja, um verdadeiro parque ambiental”, declarou.
Entre as contempladas, a beneficiária do povoado Novo Paraíso, Flor de Liz, destacou a importância do CAR. “É gratificante para as famílias receberem esse excelente auxílio, que vai garantir que nossos imóveis cresçam economicamente, preservando o meio ambiente e abrindo novas possibilidades de acesso a várias políticas públicas, como acesso ao crédito agrícola”, frisou.

Já o agricultor familiar Pedro Lemos, da comunidade Nova Jerusalém, afirmou que o CAR é uma grande vitória. “O CAR é um dos instrumentos fundamentais para quem vive no campo. E a partir de agora tenho a garantia de que realmente sou dono da minha propriedade, além me permitir produzir e crescer cada vez mais”, disse.

O secretário da SAF, Diego Rolim, enfatizou que o CAR é um documento de extrema importância para o homem e mulher do campo, como também para o meio ambiente. “Sem dúvida, esse é um dos trabalhos mais gratificantes promovidos pela SAF. Com o Cadastramento Ambiental Rural garantimos segurança jurídica e a possibilidade de produzir, comercializar, gerar emprego e renda, além da preservação da territorialidade das comunidades contempladas e do meio ambiente de modo geral”, ressaltou.

CAR

O CAR é uma ferramenta utilizada para auxiliar o processo de regularização, planejamento e monitoramento ambiental de propriedades, posses rurais e territórios tradicionais. Um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, para integrar as informações ambientais das propriedades. Desde dezembro de 2019, o governo deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos na ordem de R$ 41 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiado pelo Fundo Amazônia. Serão realizados 182.500 cadastros para agricultores familiares individuais e territórios coletivos como os povos tradicionais: quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e assentamentos estaduais.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: