A nova reitoria pautará sua atuação em princípios democráticos e transparentes, buscando incentivar a participação de todas as unidades da universidade.
Por Antônio Padilha
De O Jogo do Poder, em São Luís
O professor Luciano Façanha realizou hoje, na Área de Vivência/RU da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o lançamento oficial de sua candidatura à Reitoria pela chapa “Por uma Ufma Democrática”. O evento contou com a presença dos professores Maria do Carmo, Marcelino Faria e Ridvan Fernandes, que concorrem aos cargos de Vice-reitoria.
Com propostas centradas na transparência, descentralização e autonomia no exercício democrático da gestão acadêmica e administrativa, a candidatura de Luciano busca promover uma nova visão para a UFMA.
No âmbito da gestão administrativa, uma das prioridades de Luciano é a revisão dos documentos institucionais, visando aprimorar a plataforma de divulgação de dados da universidade, além de reestruturar a gestão documental e a preservação digital. Ele também planeja transformar o Colun em uma Unidade Especial de Ensino da UFMA, em conformidade com o regimento atual.
No campo da gestão acadêmica, os principais pontos da plataforma de Luciano buscam consolidar a política de expansão com base na autonomia, descentralização, transparência e sustentabilidade. O objetivo é proporcionar condições adequadas de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para atender às demandas regionais. Além disso, será estabelecido um diálogo com o movimento estudantil para elaborar uma nova agenda de ações de assistência e apoio, a fim de atender às necessidades dos estudantes e identificar as demandas institucionais prioritárias.
A nova reitoria pautará sua atuação em princípios democráticos e transparentes, buscando incentivar a participação de todas as unidades da universidade. A proposta de Luciano Façanha visa fortalecer a voz de todos os membros da comunidade acadêmica, garantindo que as decisões sejam tomadas de forma coletiva e em prol do crescimento e desenvolvimento da UFMA.
0 comentários: