Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
Acompanhada do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Allan Monteles, do vereador Itamar Macedo e do assessor jurídico Eduardo, a prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha participou no último sábado (16) na cidade de São Bernardo do Maranhão de uma audiência pública sobre o projeto de Produção de Gás de Transição realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).
O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e reuniu autoridades dos poderes executivo e legislativo de vários municípios da região do Baixo Parnaíba.
Durante o evento, a prefeita Belezinha destacou a importância desse projeto para o desenvolvimento dos municípios da região do Baixo Parnaíba.
"É uma temática de interesse e muito importante para os municípios do Baixo Parnaíba. Ao lado de outros colegas prefeitos da região, do presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, empresários e população em geral, tivemos a oportunidade de discutir o desenvolvimento socioeconômico dos nossos municípios, com o início do projeto que é completamente sustentável", disse Belezinha.
O projeto Produção do Gás de Transição engloba ações técnicas e científicas que o SGB pretende implementar no Maranhão com o objetivo de dinamizar a prospecção para gás natural. O projeto foi apresentado pelo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, que destacou a importância da iniciativa para impulsionar e contribuir com o processo de transição energética no território brasileiro.
De acordo com Inácio Melo, estudos do SGB descobriram novos poços produtores de gás no Baixo Parnaíba e a sua exploração deve proporcionar aos municípios da região, consideráveis avanços nos próximos anos em relação aos índices que evidenciam o desenvolvimento social, econômico e ambiental.
“Nós temos um dos maiores depósitos de gás aqui na Bacia do Baixo Parnaíba. O Serviço Geológico do Brasil começou estudos aqui em 2020, onde foi detectado que há possibilidade da produção de gás no Baixo Parnaíba e o que precisamos agora é avançar nesses estudos em parceria com a Petrobrás, com o Ibama, com a iniciativa privada e também com as prefeituras, para que, de fato, essa cadeia produtiva venha acontecer aqui na região, para que nós possamos fomentar e melhorar a vida das pessoas”, pontuou Inácio Melo.
Presente no evento, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), ressaltou a relevância do projeto Produção do Gás de Transição e o potencial da região do Baixo Parnaíba para o desenvolvimento de todo o estado.
"Discutimos em São Bernardo, no Baixo Parnaíba, a produção de energias renováveis e, sobretudo o potencial que essa região tem para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil. O projeto Produção do Gás de Transição será centrado numa visão técnica e sustentável que vai gerar renda e mudar o perfil econômico de São Bernardo e de toda a região”, destacou.
Entre as ações que serão apresentadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), está prevista uma completa reavaliação de todos os dados técnicos existentes com o objetivo de indicar as áreas mais prospectáveis para gás no Maranhão. Os estudos geológicos serão complementados pela realização de um poço experimental de 1000 metros de profundidade e levantamentos geofísicos, incluindo magnetometria e gravimetria.
O SGB avalia que o projeto será uma iniciativa fundamental para impulsionar novas descobertas de campos de gás que, em produção, induzirão o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, gerando renda e emprego às famílias do estado. “O projeto do Serviço Geológico do Brasil prevê a viabilização de uma nova fronteira exploratória para o gás no Brasil, com execução inteiramente viável considerando os aspectos ambientais, geológicos e técnicos que compreendem a região beneficiada”, disse o SGB.
Com informações Blog Gildean Farias/Petronotícias
0 comentários: