segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Governo Brandão realiza mutirão de cirurgias de Postectomia em São Luís

Compartilhar

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), iniciou no sábado, 24, o Mutirão de Cirurgias de Postectomia, no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, em São Luís. Os procedimentos terão continuidade no domingo (25) e se estenderão até o dia 02/03, com uma previsão de 75 operações no total. A ação faz parte da "Campanha de combate ao câncer de pênis no Maranhão".

Em visita ao HCM para acompanhar o início das cirurgias, o secretário Tiago Fernandes, explicou sobre a campanha e a etapa que aconteceu nesse fim de semana.

"A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde criou, ao longo desses últimos meses, uma campanha não só de conscientização e prevenção, mas também de assistência e promoção à saúde do homem. Contaremos com vários parceiros, como o Hospital Universitário do Maranhão (HUFMA) e os 217 municípios maranhenses. Esse é um compromisso nosso e do governador Carlos Brandão para reduzir os índices de câncer de pênis e outros adoecimentos na população masculina do Maranhão”, concluiu.

O câncer de pênis tem maior incidência em homens que com 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens. A doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo HPV e ao público masculino que não se submeteu à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande - a “cabeça” do pênis).
No Brasil, a doença é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens.

No Maranhão, de 2020 a 2023, 103 homens morreram em decorrência da doença. Ainda nesse período, foram realizadas 188 amputações gerais, e as amputações em oncologia feitas nestes anos nos municípios de São Luís, Imperatriz e Caxias somaram 153 no total.

“Hoje vocês são os protagonistas do início de uma história que a gente pretende mudar no nosso Estado. É o fortalecimento da Atenção Primária, é o fortalecimento da rede de assistência à saúde, são as cirurgias efetivas, para que a gente possa conseguir diminuir, cuidar ainda mais da saúde de todos os homens maranhenses”, completou Tiago Fernandes.

A cirurgia de postectomia é uma intervenção cirúrgica destinada à remoção do prepúcio, comumente indicada para casos de fimose, também chamada de circuncisão. Contribui para prevenir o aparecimento do câncer de pênis, já que um dos fatores de risco é o estreitamento do prepúcio causado pela fimose.

O urologista Eduardo do Carmo elogiou a sensibilidade do governador Carlos Brandão e do secretário de estado de Saúde Tiago Fernandes. "Nós apresentamos as informações, e eles, de imediato, chegaram à conclusão de que tinham que tomar uma iniciativa. A mutilação é terrível. É um problema sério demais e não é uma doença do homem, é da sociedade. Precisamos alertar a população", enfatizou.

O procedimento é de média complexidade e geralmente é concluído em aproximadamente 30 minutos. A previsão de alta é no dia seguinte. Os pacientes adultos desta etapa, acima de 14 anos, fazem parte da lista de espera da Rede Estadual de Saúde, e já realizaram triagem e atendimentos ambulatoriais.

Apesar do receio, o aposentado Antônio Pereira, de 75 anos, estava pronto para cuidar da saúde. "Eu estou morrendo de medo, mas doido pra fazer. Não tem mais pra onde correr de jeito nenhum, né? Eu acho bom ter essa oportunidade, eu já esperei muito tempo”, desabafou.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: