terça-feira, 19 de março de 2024

Governo Brandão inicia vacinação contra a gripe no Maranhão e mobiliza público prioritário

Compartilhar

O Governo do Maranhão intensificou esforços no combate à gripe no estado. Para imunizar o público prioritário, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou nessa segunda-feira (18) a vacinação de idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, povos indígenas, população quilombola entre outros.

Com vista a fortalecer o enfrentamento aos vírus respiratórios em circulação, a SES antecipou o início da vacinação contra gripe no Maranhão. A medida preventiva visa evitar as ocorrências de doenças evitáveis por síndrome respiratória e pela síndrome respiratória aguda grave, como também reduzir as possíveis complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Em 2023, o Maranhão obteve um percentual de 79,03% de cobertura vacinal contra influenza.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou o primeiro dia de vacinação contra a gripe na Policlínica Cidade Operária. “Hoje demos início à Campanha de Vacinação contra Influência em que cerca de 20 grupos prioritários deverão receber a dose do imunizante, em especial as crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. Por isso, pedimos às pessoas busquem a imunização nas salas de vacinação distribuídas nos 217 municípios maranhenses”, destacou.

São grupos prioritários para a vacina contra influenza as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; população quilombola; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

De acordo com a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, a meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. “As doses de influenza já foram distribuídas, então os 217 municípios estão abastecidos para alcançar os grupos prioritários”, disse.

Juscileide Maria Feitosa, de 64 anos, foi uma das primeiras a se vacinar contra influenza e também recebeu a dose bivalente contra covid-19. “Todos os anos eu tomo a minha vacina porque ela é muito importante para evitar a forma mais grave da doença. Neste período de chuva é melhor prevenir que remediar”.

A senhora Terezinha Ramos, de 85 anos, deu uma autocuidado ao comparecer no ponto de vacinação na Policlínica Cidade Operária. “Passo de ano em ano não pego gripe e me sinto bem. A gente tem que vacinar assim para se proteger”, compartilhou.

No caso das crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez, o Ministério de Saúde alerta que estas deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Larissa Lima, de 41 anos, levou o filho Yan Lucca, de apenas um ano. “Para mim enquanto mãe é importante vacinar porque é sinônimo de prevenção das doenças. Todos os meses eu levo meu filho ao posto de saúde para ver se as doses e datas estão corretas, tudo para não atrasar”.

Gestante de 25 semanas do primeiro filho, a Jaciana dos Santos Paixão, de 31 anos, se vacinou contra tétano e influenza. “A partir do momento que eu me vacino, eu estou me protegendo e protegendo meu filho e isso para mim vale mais do que tudo. Às vezes tenho medo da vacina, é um pânico terrível, mas por ele vale o esforço”.

Na rede estadual, em São Luís, a vacina está disponível nas Policlínicas Cidade Operária e Vinhais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h. Na Policlínica Vinhais, a sala de vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outra opção é o Hospital Dr. Genésio Rêgo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou o Hospital Aquiles Lisboa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Nos municípios maranhenses, o público prioritário pode vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É indispensável apresentar o documento oficial com foto e carteira de vacinação. Ao todo existem 1.964 salas de vacinas distribuídas no estado do Maranhão.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: