Cerca de 700 alunos de escola atendida pelo programa ALI Educação Empreendedora acompanharam a ação, além de professores e demais colaboradores da instituição e de outras escolas da região.
O palestrante Leandro Vidal, diretor da Bumba Escola, compartilhou conhecimento e arrancou sorrisos do público presente no evento
Empatia, respeito, resolução de conflitos, comunicação assertiva e outras habilidades essenciais no cultivo de boas relações são necessárias tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho. Pensando no desenvolvimento de comportamentos empreendedores pelo corpo técnico e alunos do Centro de Ensino Professor Luiz Pinho Rodrigues, no município de São Benedito do Rio Preto, o Sebrae Maranhão realizou palestra sobre a importância das relações humanas na quarta-feira (3), no espaço do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Benedito do Rio Preto (Sinfesp). Participaram da atividade em torno de 700 alunos da instituição de ensino. O evento foi aberto à comunidade escolar da região.
Felipe Eduardo, de 16 anos, diz ter aprendido mais sobre inteligência emocional com a palestra
O estudante Felipe Eduardo, de 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, diz que a palestra vai agregar à sua vida. Ele considera que as habilidades comportamentais são importantes para alcançar sucesso na carreira. "Inteligência emocional, sabermos nos colocar, sabermos lidar com as nossas emoções e ter empatia", reflete. O aluno ressalta ainda que a boa comunicação é fundamental para empreender: "Para conseguir crescer na vida, precisamos falar, saber nos expressar".
A aluna Mônica Borges, de 17 anos, manifestou entusiasmo por ter participado da atividade
Mônica Borges, de 17 anos, aluna do 3º ano, concorda que saber se comunicar bem é imprescindível para um empreendedor. "O empreendedor vai falar com pessoas, então é importante ter essa boa relação", avalia. Para além do campo profissional, ela acredita que os conhecimentos transmitidos durante a palestra são válidos para outros âmbitos. "Eu aprendi várias coisas que eu nem tinha conhecimento e eu vou aplicar na minha vida. As pessoas acham muito difícil mudar alguma coisa, pode ser em qualquer setor da vida, elas acham difícil, mas podemos conseguir", afirma a estudante.
Fruto de parceria entre a Prefeitura de São Benedito do Rio Preto e o Sebrae Maranhão, por meio do programa ALI Educação Empreendedora, a palestra atende demanda identificada pelo comitê do ALI no Centro de Ensino Professor Luiz Pinho Rodrigues, conta a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Rosa Amélia Borges. "Abordamos a capacidade de manter bons relacionamentos interpessoais como ponto de partida para a preparação desses jovens estudantes, que logo serão inseridos no mercado de trabalho. Foi um despertar para um futuro de mudanças, que exige disposição para a superação de desafios", explica a gestora.
O ALI Educação Empreendedora foi iniciado no fim de 2023 no Centro de Ensino Luiz Pinho, e as ações planejadas ao longo do programa estão sendo realizadas neste mês de abril. "Chegou em boa hora, em um momento no qual fomos introduzidos ao que era corresponsabilidade social e empreendedorismo na escola. O programa caiu como uma luva, porque ele veio para incentivar os alunos a serem autores da história deles", esclarece a professora Marta Viana, de 45 anos, que coordena o programa na escola.
0 comentários: