Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
A cidade de Chapadinha se prepara para mais uma campanha para doação de sangue que acontecera nos dias 22 e 23 de maio, na Câmara Municipal. das 8h às 17h.
A ação em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), é organizada pela vereadora e procuradora Titular da Mulher na Câmara de Chapadinha, Nildinha Teles com apoio da Prefeitura de Chapadinha através da Secretaria de Saúde, deputado estadual Aluizio Santos, Câmara Municipal e parceiros.
"Temos um encontro marcado. Já coloque na sua agenda, que nos dias 22 e 23 de maio, você tem um compromisso de salvar até três vidas. Doe Sangue, independente do seu tipo sanguíneo, é essencial", destacou a vereadora Nildinha Teles.
De acordo com o Ministério da Saúde, somente 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. Ou seja, somente 1,6% da população doa sangue, por isso o estoque de sangue dos hemocentros está sempre em níveis muito baixos.
A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.
Quem pode doar sangue:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Apresentar documento original com foto e assinatura.
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
0 comentários: