A Polícia Militar do Maranhão, ao longo de seus 188 anos, tem desempenhado um papel fundamental na manutenção da ordem pública e na garantia da segurança dos cidadãos maranhenses.
Fotos: Junior Foicinha
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) celebrou 188 anos de fundação com uma solenidade no Quartel do Comando Geral, localizado no bairro Calhau, em São Luís, na noite dessa segunda-feira (17). O evento marcou a data oficial do aniversário da corporação e reuniu diversas autoridades.
“Hoje é uma data especial para a Segurança Pública. A Polícia Militar completa 188 anos de bons serviços prestados ao povo do Maranhão. Aproveito a oportunidade para parabenizar a cada policial militar da ativa e da reserva que fazem essa instituição mais forte. Os investimentos do governo do estado e o compromisso de cada policial fazem com que a segurança avance cada vez mais. Parabéns à Polícia Militar”, disse Maurício Martins.
Desde o início do mês de junho, diversas atividades foram realizadas em comemoração à data. Nas primeiras semanas, praças e oficiais participaram de competições esportivas, como torneios de futebol, futsal, natação e tiro. Os vencedores de cada modalidade foram premiados durante a solenidade dessa segunda-feira
O evento no quartel contou com a apresentação da tropa e da banda de música da Polícia Militar, além de uma cerimônia de condecoração para destacar o trabalho de membros da corporação. A celebração foi encerrada com uma apresentação cultural.
“A Polícia Militar do Maranhão tem como missão constitucional promover a segurança e o bem estar da sociedade, através de seu policialmente ostensivo-preventivo. Estamos presentes em todo o território maranhense”, destacou o comandante-geral da corporação, coronel Paulo Fernando Moura.
“Completar 188 anos é motivo de muita alegria e honra. Somos o pilar da segurança pública do estado do Maranhão. Parabéns à Polícia Militar do Maranhão, parabéns aos nossos bravos guerreiros que continuam construindo a nossa história”, acrescentou o comandante da PMMA.
No último fim de semana, como parte das atividades comemorativas, o 40º Batalhão, no CPAM Norte, região da Vila Luizão, realizou uma ação cívico-social. Diversos serviços foram oferecidos à comunidade, incluindo assistência social, jurídica, de saúde e bem-estar, e de saúde animal.
Ainda no fim de semana, aconteceu o "Longão da PM", uma corrida com percursos de 18 km, 12 km e 6 km, passando pelas avenidas dos Holandeses e Litorânea. O evento atraiu centenas de participantes, entre integrantes da corporação e membros da sociedade civil.
A Polícia Militar do Maranhão, ao longo de seus 188 anos, tem desempenhado um papel fundamental na manutenção da ordem pública e na garantia da segurança dos cidadãos maranhenses. As celebrações pelo aniversário da corporação destacam a importância da instituição e sua relação estreita com a comunidade.
Entre os presentes no evento estavam o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins; o subsecretário, coronel Marcos Brito; o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva; a Perita Geral Oficial, Anne Kelly Veiga; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco dos Anjos; o procurador de Justiça, Eduardo Nicolau; o tenente-coronel Peixoto, comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva; o deputado estadual, Soldado Leite, além de oficiais, praças, cadetes e soldados em formação.
História da Polícia Militar do Maranhão
Criada em 17 de junho de 1836 com o nome de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, teve como o seu primeiro Comandante o major Feliciano Falcão. Em sua existência passou por diversas modificações e recebeu variadas denominações, sempre participando ativamente da história maranhense como na restituição da ordem durante a Balaiada e da história nacional, como no combate aos revoltosos da coluna prestes.
Ao longo dos seus 187 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana. No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.
A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses, atualmente é comandada pelo coronel Paulo Fernando, que conduz a Corporação no cumprimento das suas missões constitucionais. Tendo para tanto, quatro grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, um Comando de Segurança Comunitária, um Comando de Policiamento Especializado, um Comando de Missões Especiais localizados na capital, e no interior do Estado, oito Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais.
A PMMA executa as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo, a pé e de bicicleta). Possui, também, em seus quadros administrativos, as Diretorias e Seções, que dão o suporte na logística e no assessoramento para a atividade fim e no processo decisório.
0 comentários: