Foto: Inmet
O mês de julho terá temperaturas acima da média em grande parte do país e chuva concentrada no norte da Região Norte e no litoral do Brasil.
A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A chuva será próxima e abaixo da média em grande parte no Sul da Região Norte, no interior da Região Nordeste, no Centro-Oeste, no Sudeste e no Oeste da Região Sul.
Segundo o Inmet, essa redução da chuva em grande parte do país favorece o aumento de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias.
E pode reduzir ainda a umidade no solo, afetando as lavouras de milho, que está com a segunda safra em estágio reprodutivo; e a do trigo, em desenvolvimento.
Mas, pode favorecer a maturação e a colheita do algodão no interior do Nordeste e Centro-Oeste; além da cana-de açúcar e do café na Região Sudeste.
De acordo com o Inmet, é preciso estar atento à previsão de chuva acima da média no nordeste do Rio Grande do Sul, que já sofre com as chuvas nos últimos meses.
E essa condição ainda pode dificultar a semeadura do trigo.
Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média na parte Centro-Norte do país, devido à redução das chuvas, onde as temperaturas médias podem ultrapassar 26ºC.
Em algumas áreas do Norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste e do interior do Nordeste, as temperaturas devem ser próximas ou abaixo da média variando entre 20ºC e 22ºC.
Com informações da Agência Brasil
0 comentários: