Fotos: Israel Pontes
Em busca da excelência no atendimento oferecido aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), expandiu o “Programa AVC – Cada Segundo Importa”. A medida beneficia mais de 255 mil habitantes dos 11 municípios da Unidade Regional de Saúde (URS) de Bacabal. O programa foi implantado, na quinta-feira (15), no Hospital Regional Dr. Laura Vasconcelos, em Bacabal.
O anúncio da expansão do serviço ocorreu por ocasião da visita do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ao município de Bacabal. Ocasião que, reforçou, junto à população, o compromisso do governador Carlos Brandão com a melhoria dos indicadores de saúde e o fortalecimento dos serviços ofertados.
"Conseguimos, em mais um esforço concentrado do governador Carlos Brandão, expandir o Programa AVC – Cada Segundo Importa, descentralizando a assistência para a população de Bacabal e região. Todas as pessoas que necessitarem do protocolo para aplicação de trombólise do AVC Isquêmico serão atendidos aqui no Hospital Laura Vasconcelos. É mais um compromisso do Governo do Estado de cuidar de todo maranhense", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Com a implantação do Programa AVC – Cada Segundo Importa no Hospital Regional Dr. Laura Vasconcelos, a SES disponibilizará e realizará na unidade o procedimento com o uso de trombolítico, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).
Os pacientes assistidos pela iniciativa são oriundos dos municípios de Bacabal, Bom Lugar, Brejo de Areia, Conceição do Lago-Açu, Lago Verde, Marajá do Sena, Olho d'Água das Cunhas, Paulo Ramos, São Luiz Gonzaga do Maranhão e Vitorino Freire, conforme critérios de estratificação de risco. O programa atenderá os pacientes com quadro confirmado de AVC isquêmico, elegíveis para o procedimento.
A porta de entrada do atendimento do programa ocorre a partir da avaliação do paciente no Hospital Regional de Bacabal e a triagem em unidades da rede municipal da regional. Na porta de entrada, a equipe realizará a triagem FAST-ED (triagem pré-hospitalar de oclusão de grande vaso em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico) e, se positivo, aciona a equipe e insere o caso na plataforma JOIN.
No espaço destinado à assistência de pessoas pelo programa, foram instalados dois leitos com apoio de monitor multiparanétrico, bombas para infusão de medicação, respiradores mecânicos, aspirador portátil, além de insumos médicos e apoio técnico de telemedicina 24 horas por dia por neurologista de plantão.
"Hoje, Hospital Regional Dr. Laura Vasconcelos é o primeiro hospital do interior do estado com o Programa do AVC e a gente vê a importância disso em salvar vidas. É um presente para a sociedade e ao usuário poder contar mais esse serviço", pontuou a diretora geral do Hospital Dr. Laura Vasconcelos, Wedia Duarte.
Os classificados como suspeitos de AVC serão encaminhados para o Hospital Regional Dr. Laura Vasconcelos, conforme protocolo clínico, inclusive com realização de diagnóstico com exame de tomografia na unidade. Todas as etapas e informações são preenchidas na ferramenta JOIN. Depois da obtenção de todos os dados é definida a terapia reperfusional e neurologista JOIN acompanha todo o processo e parâmetros clínicos.
No Protocolo de AVC, o paciente é avaliado quanto à possibilidade de Terapia Reperfusional, trombólise endovenosa química, isso se estiver dentro de 4 horas e 30 minutos do início dos sintomas e atender aos critérios de inclusão, sem fatores de exclusão.
"O AVC hoje é a principal causa de óbito cardiovascular e nos últimos cinco anos, desde 2019, ele passou do infarto. Sabemos que no Maranhão uma das principais causas de AVC é hipertensão, diabetes, obesidade e nós somos prevalentes nisso. Então o objetivo desse programa de hoje é justamente para diminuir esse tempo para o paciente ter acesso à medicação e você diminui as sequelas e diminui os óbitos", enfatizou a cirurgiã geral e coloproctologista, e também diretora clínica do hospital, Ivana Carvalhal.
Francisca da Conceição Freitas, de 40 anos, é autônoma e comentou sobre a entrega do novo serviço. "É excelente. Tudo que estava precisando aqui no Laura Vasconcelos, que já é um hospital ótimo. É uma boa iniciativa, eu tô gostando e espero que dê tudo certo, porque é uma chance de ajudar a salvar vidas".
Joanice Freitas da Silva, de 27 anos, também aprovou a chegada da assistência. "É bom, é excelente. Era o que estava faltando aqui para terminar de completar o serviço maravilhoso daqui do Laura Vasconcelos".
O anuncio de expansão do "Programa AVC - Cada Segundo Importa" para região de Bacabal foi acompanhado pela secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Katia Trovão e o deputado estadual Florêncio Neto.
O Hospital Regional Dr. Laura Vasconcelos, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciado pelo Instituto Invisa.
Programa AVC – “Cada Segundo Importa”
Em São Luís, o programa AVC “Cada segundo importa” foi lançado pelo governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, em 22 de setembro de 2023, atendendo os pacientes da Região Metropolitana. O programa visa à redução de sequelas e os óbitos por AVC no Maranhão.
De acordo com dados do Programa AVC – Cada Segundo Importa, até 11 de agosto de 2024, foram atendidos pelo programa 424 pacientes, dos quais 209 apresentaram suspeita de AVC confirmada, 123 foram confirmados como AVC Isquêmicos e 58 completaram o protocolo com trombolítico.
0 comentários: