Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
A Prefeitura de Chapadinha promoveu nessa quinta-feira (28) eleições para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que busca propor, aperfeiçoar e monitorar as políticas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
O eleição foi realizada no auditório da Guarda Civil Municipal de Chapadinha, para a composição do Conselho de Promoção da Igualdade Racial para o biênio 2024-2026. O Conselho é um órgão deliberativo, normativo, fiscalizador e avaliador das políticas que visem a promoção da igualdade racial no âmbito do município de Chapadinha, conforme estabelece a Lei Municipal nº 1.174/2013.
O processo de escolha foi dividido em dois momentos, no primeiro momento, a sociedade civil que se achava representada no evento, convocada através de Edital de Chamada Pública (quilombolas, ciganos, seguidores de religiões de matriz africana, igreja católica, igreja evangélica, sindicato dos trabalhadores rurais, etc) escolheu os seus representantes, sendo um conselheiro titular e o respectivo suplente. Os conselheiros do poder público já haviam sido indicados pelos seus respectivos órgãos, por ocasião da realização do IV Fórum Municipal de Igualdade Racial, que ocorreu no dia 19 de novembro.
No segundo momento, foi realizada a eleição para composição da diretoria do colegiado, que ficou assim composta: Presidente: Aldeano Teixeira dos Santos; Vice-presidente: Mauro Costa Lages; Primeiro secretário: José Orlando da Conceição, Segundo Secretário: Mayara Rebelo Macedo, Primeiro Vogal: Carlos Lima dos Santos e Segundo vogal: Pastor Erivaldo Pereira Batista.
O processo eleitoral foi presidido pelo secretário-adjunto de igualdade racial Hipólito Cruz, devidamente autorizado pelo Pleno, auxiliado pelas assistentes técnicas Josyele Gonçalves e Francisca Pessoa.
0 comentários: