Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
Fotos: Kim Pereira
A prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha participou nessa terça-feira (10) da 2ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, que teve como tema: "Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica", um evento importante para discutir questões ambientais regionais, que contou com apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Belezinha reforçou o compromisso de sua gestão com o meio ambiente durante a abertura do evento, destacando a importância da proteção ambiental para o desenvolvimento sustentável da cidade.
"O encontro foi uma oportunidade única para refletirmos, discutirmos e traçarmos caminhos concretos para enfrentar os desafios ambientais que nos cercam. Tenho me dedicado a essa causa com seriedade e compromisso. Já estamos colocando em prática ações pontuais para conscientizar nossa população sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos. Sabemos que mudanças eletivas começam na educação, temos promovido campanhas os cidadãos a respeito do impacto do lixo no meio ambiente e na nossa qualidade de vida. Que esta Conferência seja um marco na construção de soluções práticas e colaborativas diante da emergência climática", disse Belezinha. Veja vídeo.
O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências de Chapadinha - CCCH/UFMA, reuniu representantes de diversos municípios da região, instituições, estudantes e profissionais para discutir estratégias e ações voltadas à preservação ambiental e ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Além da prefeita Belezinha, a abertura contou com a presença de autoridades como diretor da UFMA, Marcos Antônio; o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Gilson Meneses; o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Balluz; e o assessor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Diego Ricci.
A conferência teve como objetivo principal a discussão e elaboração de propostas que contribuam para a sustentabilidade e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Foram discutidos cinco eixos temáticos: Mitigação e redução dos gases de efeito estufa, Adaptação e preparação para desastres, Justiça climática, Transformação ecológica e Governança e educação ambiental.
Como parte da programação, escolas da rede municipal de ensino foram premiadas com o Selo Verde de Educação Ambiental, uma iniciativa que reconhece os esforços das instituições no trabalho de conscientização e práticas sustentáveis. A premiação reafirma o compromisso do município em investir na educação ambiental como ferramenta essencial para formar cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente.
0 comentários: