Ação da Secretaria de Estado da Saúde, ofereceu consultas veterinárias, vacinação antirrábica, encoleiramento e testes rápidos para leishmaniose (calazar).
O programa Cuidar de Todos Saúde Animal, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), esteve em Chapadinha no último sábado (22), oferecendo uma série de serviços para os pets da cidade. A ação, realizada no Centro Educacional Otávio Vieira Passos, atraiu um grande número de tutores e seus animais. No total, foram realizados 931 atendimentos.
Entre os serviços disponibilizados pelo Cuidar de Todos Saúde Animal estavam consultas veterinárias, vacinação antirrábica, encoleiramento e testes rápidos para leishmaniose (calazar).
Durante a ação, foram realizados 248 atendimentos veterinários, sendo 218 para cães e 30 para gatos; 218 testes rápidos para diagnóstico de leishmaniose, com 10 resultados positivos; 244 doses de vacina antirrábica aplicadas, além de 221 encoleiramentos para cães submetidos ao teste rápido para leishmaniose.
A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Vasconcelos, ressaltou a importância do cuidado integral com os animais para garantir tanto a saúde deles quanto a segurança das pessoas ao seu redor. “O governador Carlos Brandão está trazendo vários serviços de saúde animal para proteger tanto os pets quanto seus tutores”, destacou.
A gerente regional de Saúde de Chapadinha, Assis Paiva, também acompanhou a ação do programa da SES na cidade. “É uma iniciativa muito importante, pois oferece diversos serviços, como a vacinação de cães e gatos, que previne uma série de doenças graves e contagiosas, como a raiva, que pode ser transmitida aos seres humanos”, afirmou.
A gerente regional de Saúde de Codó, Maria Paz, esteve presente para conhecer a dinâmica dos atendimentos, já que a cidade será contemplada com a ação do Saúde Animal em maio. “É uma iniciativa essencial, pois muitas pessoas não têm condições financeiras para pagar por esses serviços tão necessários para a proteção de seus pets”, destacou.
A auxiliar administrativa Marilene Mendes Aragão, moradora do Residencial José de Sousa Almeida, soube da ação pelas redes sociais do governo e levou seus pets, Bob e Pretinho, para os atendimentos. “É uma iniciativa maravilhosa. Aqui em Chapadinha, há muitos animais que precisam desse olhar sensível para o cuidado”, completou.
O estudante Luiz Gabriel da Cruz, morador do Residencial Esplanada, também levou seu pet, Fred, para consulta, vacinação e encoleiramento. “É a primeira vez que temos esse atendimento, e eu não poderia deixar de trazer o Fred para garantir sua proteção contra doenças”, finalizou.
0 comentários: