quarta-feira, 9 de abril de 2025

Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes reforça compromisso com o fortalecimento da atenção primária na abertura do Congresso Cuidar de Todos

Compartilhar

Com um público expressivo de 4.771 inscritos, a abertura do 2º Congresso Cuidar de Todos, do 2º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e da 4ª Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu, nessa terça-feira (8), prefeitos, gestores da saúde, diretores de unidades de saúde, profissionais e trabalhadores da saúde, além de estudantes, no Multicenter Sebrae, em São Luís, consolidando-se como um dos maiores encontros de saúde pública do país.

Na solenidade de abertura, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou a expansão da Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) na região Metropolitana e reforçou o papel do Congresso na construção do SUS no Maranhão. Em seu discurso, destacou a importância de aproximar a gestão pública da produção científica. 
“Quero me dirigir não apenas aos profissionais de saúde, mas, sobretudo, aos estudantes e pesquisadores. Precisamos garantir que este Congresso se torne parte do calendário oficial do SUS no Maranhão, promovendo a troca de experiências entre a administração pública e os centros acadêmicos. Democratizar o saber é construir uma sociedade mais justa e participativa. Saúde é um direito constitucional e precisa ser tratada com o devido respeito. O Estado não pode mais abrir mão da coordenação da atenção primária; é preciso caminhar junto com os 217 municípios para fortalecer a saúde preventiva", destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A analista técnica do Ministério da Saúde, Camila Zanutto, agradeceu pela participação ampla do público e destacou a relevância da iniciativa. “Gostaria de parabenizar todos os gestores, trabalhadores e usuários aqui presentes. Este é um momento importante de fortalecimento dos recursos e da atenção primária”, agradeceu.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS-MA), Thais de Mesquita, ressaltou os investimentos na saúde básica. “O Cuidar de Todos é um grande investimento do Estado na atenção básica. Nós, gestores municipais, esperamos que mais recursos sejam destinados para que possamos consolidar a saúde básica em nossos territórios”, disse.

A representante e secretária-geral da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), a prefeita de Axixá, Roberta Barreto, elogiou a acessibilidade da gestão estadual. “Quero destacar a parceria com o secretário Tiago Fernandes, sempre acessível e preocupado com os municípios. Quando assumi a prefeitura, procurei conhecer o programa Cuidar de Todos e percebi o compromisso real do governo com a gestão municipal”, pontuou.
Também estavam presentes na abertura, a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves, a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, a diretora administrativa da Escola de Saúde Pública do Maranhão, Ana Lúcia Nunes. Além disso, também participaram da solenidade a presidente do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão, Raimunda Rudakoff; a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Kátia Trovão; a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Deborah Campos; o secretário adjunto de Administração e Engenharia, Hugo Ferro; a secretária adjunta de Finanças, Nauana Fabiano Campos; o secretário adjunto de Assuntos Jurídicos, Roosevelt Figueira, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe.

Mostra Científica

A 4ª Mostra Científica da SES/MA aprovou 801 trabalhos que abordam seis eixos temáticos: "Equidade e acolhimento em saúde", "Atenção nas linhas de cuidado", "Vigilância em saúde", "Gestão em saúde", "Educação na saúde" e "Tecnologias, informação e comunicação em saúde". A organização do evento conta com apoio da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA).

A agente administrativa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Pedreiras, Sara Macedo, teve um dos trabalhos aprovados para apresentação oral. Ela explicou o que a motivou. “Mesmo atuando em outra secretaria, entendo que esporte e lazer têm tudo a ver com saúde. Meu trabalho aborda a crise de saúde mental entre trabalhadores com transtornos mentais", contou.

Programação

Nessa terça-feira (8), os painéis abordaram temas como “A Organização das Redes de Atenção à Saúde através do Planejamento Regional Integrado (PRI)”; “A gestão do SUS e os Fundos de Saúde – Financiamento do SUS”; “Saúde Prisional: a PNAISP e o direito à saúde das pessoas privadas de liberdade”; e “Política Estadual de Transplantes: apresentando o Programa Transplante do Maranhão”.

Além da troca de conhecimentos, os congressos oferecem espaço para gestores municipais esclarecerem dúvidas e obterem informações por meio de estandes institucionais da SES e parceiros como o Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Saúde, assessorias e secretarias adjuntas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Buriti de Inácia Vaz, Andressa Oliveira, participa pela primeira vez do evento e destacou sua importância para a nova gestão municipal. “O evento traz essa integração dos municípios. Como estamos iniciando uma nova gestão, viemos para fazer networking, conhecer experiências e levar conhecimento para o nosso município”, evidenciou Andressa.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: