Com o lançamento do programa Maranhão Livre da Fome, o governador Carlos Brandão reafirmou o compromisso de erradicar a fome e a extrema pobreza no Maranhão. Na sexta-feira (9) e sábado (10), foram realizadas uma grande ação com atendimentos de diversos órgãos estaduais e entidades parceiras é voltada para os beneficiários do programa. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou vacinação, consultas, triagem e atendimento odontológico e oftalmológicos com triagem para cirurgias de catarata e pterígio e prescrição de óculos de grau, no Complexo Castelinho, em São Luís (MA).
“A ação do governador Carlos Brandão com o programa Maranhão Livre da Fome é direcionada a quem mais precisa. Por isso estamos aqui: para impulsionar os atendimentos em saúde e atender as demandas da população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Nos dois dias da ação, foram realizadas consultas na área de clínica médica. Aos pacientes de atenção especializada, a equipe da SES fez o agendamento do exame de mamografia, bem como nas áreas de dermatologia, pediatria, ginecologia e urologia.
Com duas unidades móveis no local, a Unidade de Especialidades Odontológicas Sorrir prestou serviços de restauração, limpeza, raspagem, extração simples, e, moldes de próteses, conforme indicação do especialista. Nos dois dias da ação a estimativa é que foram feitos 240 atendimentos de saúde bucal.
Os beneficiários do programa de São Luís com indicação de cirurgia de catarata e pterígio farão o procedimento nos dias 7 e 8 de junho, no Hospital da Ilha. Na mesma ocasião, o Governo do Estado entregará os óculos de grau. Já na Maternidade de Paço do Lumiar, nos dias 14 e 15 de junho, serão atendidos no mutirão de cirurgias de catarata e pterígio, os beneficiários do programa de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. A entrega dos óculos de graus acontecerá no mesmo período.
O programa “Maranhão Livre da Fome” foi estruturado de forma a promover mudança social. Nesta primeira edição do programa foram contemplados os municípios que compõem a Grande Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Ao todo, deverão ser alcançadas 4.272 famílias, que correspondem a 20 mil pessoas.
Na sexta-feira (9), durante o lançamento do programa Maranhão Livre da Fome, o governador Carlos Brandão destacou que a intenção é avançar o programa no estado até contemplar todos os 217 municípios. “Este aqui é um projeto piloto e nós iremos avançar em todos os municípios maranhenses. O programa nasceu após um grande debate, pois no Maranhão nós construímos as políticas públicas ouvindo as comunidades, entidades de classe, parlamentares”, enfatizou o chefe do executivo estadual.
Durante a semana, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), divulgou as listas com os nomes das famílias beneficiárias do programa Maranhão Livre da Fome, instituído pela Lei Estadual 12.502/2025.
“Em nome do presidente Lula, nós estamos aqui para agradecer essa sensibilidade. Ao alcançar esses brasileiros do Maranhão, estamos contribuindo para algo, que se Deus quiser, queremos atingir este ano, tirar mais uma vez o Brasil do mapa da fome”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.
A estratégia de governo e conta com o apoio de parceiros como a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), o Tribunal de Justiça (TJ-MA), o Ministério Público Estadual (MP-MA), a Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), igrejas católicas e evangélicas, além de outras organizações da sociedade civil organizada.
0 comentários: