André Felipe dos Santos de Carvalho, major da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) morreu após ser baleado, nessa quarta-feira (30), em um posto de gasolina no bairro São Francisco, em São Luís. A Polícia Civil investiga o caso. Ele era chefe da seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
Imagens de câmeras de segurança do posto de gasolina registraram parte da ação criminosa (veja o vídeo acima). No vídeo, o carro que André Felipe estava estacionado no acostamento do posto quando dois homens chegaram em uma motocicleta atirando contra o veículo.
A vítima chega a sair do carro, dispara contra os bandidos e, em seguida, cai no chão. Toda a ação dura pouco mais de dois minutos. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), a vítima estaria sendo perseguida pelos criminosos. André Felipe era major da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O major André Felipe teria percebido a perseguição, chegou a descer armado do veículo, atirou contra os bandidos mas foi atingido por um dos disparos. Em seguida, os criminosos fugiram do local.
O veículo que o major dirigia foi atingido por disparos na parte da frente e traseira. Após ser baleado, a vítima caiu ao lado do carro, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Dois suspeitos do crime já teriam sido identificados, mas nenhum foi preso até o momento. Nesta quinta (1º), a polícia realiza uma operação para realizar a prisão. Segundo o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão Manoel Almeida neste momento, as linhas de investigação são a de latrocínio ou homicídio.
"Essas duas linhas de investigação tanto latrocínio quanto homicídio é que norteiam a investigação nesse ponto. É importante frisar que a gente está bem no início, reunindo todos os elementos, mas a gente vai dar uma resposta forte do sistema", explicou o delegado.Carro que major dirigia foi atingido por vários disparos — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em nota a Secretaria de Estado de Segurança Publica (SSP), informou que equipes estão sendo mobilizadas para identificar os suspeitos.
Veja a nota na íntegra
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) informa que as forças de segurança estão mobilizadas para identificar e prender os responsáveis pelo crime.
Até o momento, ainda não é possível determinar a motivação ou autoria. No entanto, equipes da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) estão no local realizando os levantamentos iniciais, em conjunto com o Centro de Inteligência da SSP e a Polícia Militar, que atuam na coleta de imagens e informações que possam ajudar na identificação dos suspeitos.
Também estão presentes no local equipes do Instituto de Criminalística (ICrim) e do Instituto Médico Legal (IML), responsáveis pela perícia e demais procedimentos técnicos.
A SSP ressalta que está reforçando as equipes de investigação para acelerar o esclarecimento do crime e garantir a prisão dos envolvidos o quanto antes.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também emitiu um comunicado. Nas redes sociais, declarou que determinou 'o inicio imediato das buscas e investigação, para que a justiça seja feita com todo o rigor da lei'.
Confira a nota do governador
"Minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas de farda do major André Felipe, da nossa Policia Militar, vitima de um crime covarde em São Luís. Que Deus o receba. Nossas forças de segurança não vão descansar até prender os envolvidos", afirmou o governador.
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), também se manifestou lamentando a morte do Major da Polícia Militar do Maranhão.
Confira a nota da Alema
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do Major da Polícia Militar do Maranhão e servidor do Gabinete Militar da Alema, André Felipe dos Santos de Carvalho.
Em meio à tristeza desta irreparável perda, expressamos nossa solidariedade a todos que sofrem com sua partida. Que o Major André Felipe seja sempre lembrado com respeito e gratidão por sua trajetória de dedicação e compromisso com o Poder Legislativo maranhense.
Neste momento de dor, rogamos a Deus que o receba em Sua luz eterna e que conceda conforto aos corações enlutados, especialmente aos familiares, amigos e colegas de trabalho.
Homenagens do comando da Polícia Militar
O comando da Polícia Militar também prestou homenagens a André, que entrou na corporação aos 18 anos de idade. Atualmente, ele era major chefiava a seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão. Em nota, a corporação afirmou que o militar era um 'homem íntegro e profissional exemplar'.
"Neste momento de dor e saudade, o Comando da Corporação, em nome de todos os Oficiais, Praças e funcionários civis da Polícia Militar do Maranhão, expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos. Que o Major André Felipe encontre paz e descanso eterno, e que seus entes queridos encontrem conforto diante desta irreparável perda".
Sepultamento
O velório do major André acontece na Academia de Polícia Militar, no Calhau. Já o sepultamento será às 15h desta quinta-feira (1º), no Cemitério Pax União, em Paço do Lumiar.
Fonte: g1 MA
0 comentários: