O jornalista Matias Marinho traçou, em análise contundente, um perfil do governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacando seu poder de articulação política e influência sobre o cenário estadual.
De forma bem-humorada e crítica, Matias comparou Brandão a um vendedor de carne no interior, “tão bom de venda que até o “culhão” do bode ele consegue passar como a melhor parte”. A metáfora serviu para ilustrar a habilidade do governador em negociar alianças e manter sua base sob controle, mesmo diante de disputas internas.
Marinho pontuou que a movimentação recente do governador, ao acenar com possíveis alianças para a próxima eleição estadual, mostra que Brandão já articula sua sucessão.
Em disputa com aliados do ex-governador e atual ministro do STF, Flávio Dino, que defendem o nome do vice-governador Felipe Camarão como seu sucessor, Brandão tenta consolidar uma candidatura alternativa. “Quem dá as cartas é quem está sentado na cadeira de governador”, afirmou Marinho.
Segundo ele, o desfecho dessa disputa dependerá do alinhamento de interesses, algo que o governador tem se mostrado especialista em manejar: “Na hora certa, o que vai prevalecer é o interesse de cada um — e Brandão sabe ajeitar essas abóboras todas”.
0 comentários: