A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) comemorou, na terça-feira (8), 189 anos de existência durante solenidade realizada na sede da corporação, em São Luís. O evento foi marcado por homenagens e condecorações a policiais militares e autoridades de diversas esferas. Entre os homenageados esteve o governador Carlos Brandão, que recebeu a Medalha do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG).
Durante a cerimônia, realizada no Quartel do Comando-Geral da PMMA, no bairro Calhau, o governador destacou o compromisso de sua gestão com o fortalecimento do Sistema de Segurança Pública do Maranhão.
“Desde que assumimos o Governo do Maranhão, colocamos o Sistema de Segurança Pública, formado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, como prioridade porque entendemos que segurança é um dever do estado e direito da população. Por isso, fizemos diversos investimentos que fizeram com que o Maranhão saísse em 2023 do 14º para o 7º melhor em segurança do Brasil e 2º da região Nordeste”, pontuou Brandão.
Entre as ações promovidas pelo Governo do Estado, estão: a convocação de mais de 1.500 novos policiais militares, a aquisição de mais de 740 viaturas, compra de armamentos e munições, realização de treinamentos e mais de 2.800 promoções dentro da corporação. A criação do Comando de Motopatrulhamento em São Luís, Imperatriz e Timon, além da nova base do Centro Tático Aéreo (CTA) em Balsas, também contribuíram para os avanços.
Brandão anunciou, ainda, mais ações que serão realizadas para garantir a segurança da população. “Vamos entregar, em breve, mais 100 viaturas para reforçar o policiamento nas ruas dos municípios, entre outras ações que nos permitirão avançar para um lugar ainda mais alto no ranking da segurança pública”, declarou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, reforçou que a segurança pública no Maranhão está em constante aprimoramento. “Essa é a orientação do governador Carlos Brandão. Além da aquisição de equipamentos, armas, munições e da reestruturação de delegacias e batalhões, investimos continuamente na capacitação das tropas, garantindo avanços tanto na capital quanto no interior”, pontuou.
O comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Nunes, também destacou os avanços da corporação. “Este é um momento de agradecer a Deus e ao Governo do Maranhão pelas melhorias nas instalações físicas, pela aquisição de novos equipamentos e, principalmente, pela valorização da nossa tropa, fortalecendo a corporação e contribuindo para a melhoria dos índices de segurança pública no estado”, comentou.
Cerca de 500 policiais militares foram agraciados com Medalhas de Tempo de Serviço Policial Militar, em reconhecimento por 10, 20 e 30 anos de atuação. Também foi entregue a mais alta comenda da corporação, a Medalha Brigadeiro Falcão.
A comenda foi concedida a integrantes da PMMA, representantes da sociedade civil e personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados à corporação, à segurança pública e à sociedade maranhense.
Desde junho e até o fim de julho, a PMMA promove uma programação especial voltada ao público em geral, com competições esportivas, apresentações da Banda de Música da corporação, ações sociais e exposições sobre a história da Polícia Militar em shoppings da capital.
Em junho, o governador Carlos Brandão anunciou reajuste salarial para todos os níveis da Polícia Militar. Com a medida, o Maranhão passou da 17ª para a 11ª posição no ranking nacional de remuneração e alcançou a 3ª posição entre os estados do Nordeste. O ganho foi significativo, sobretudo para o quadro de praças (do soldado ao subtenente), que passou a ocupar, em média, a 6ª posição nacional e a 2ª no Nordeste.
O subsídio dos soldados passou a ser o terceiro maior do Brasil e o primeiro do Nordeste. Já o subsídio dos oficiais (do aspirante ao coronel) passou a ocupar, em média, a 13ª posição no país e a 3ª na região.
Considerando os valores de 2022 como base, o reajuste acumulado corresponde a 26,07%, sendo que 5,1% já foram aplicados em 2024, em duas parcelas: uma em janeiro e outra em julho daquele ano.
Histórico
Ao longo dos seus 189 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.
No âmbito de suas missões, desenvolve além do policiamento ordinário ostensivo, projetos sociais que alcançam importantes resultados na área da educação, saúde e promoção da cidadania.
A corporação busca integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública, promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.
0 comentários: