Mais de 350 mil atendimentos oftalmológicos, 126 mil óculos distribuídos gratuitamente, quase 900 mil equipamentos e insumos para reforço da Atenção Primária, 220 ambulâncias entregues, 30 mil atendimentos com o Telemedicina e mais: descentralização dos serviços de hemodiálise, expansão da planificação, avanço nos transplantes e muitas vidas salvas com programas como o AVC Cada Segundo Importa e Salva Coração. Essas são algumas das ações do Governo do Estado que, nos últimos anos, têm transformado a saúde dos maranhenses.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, os resultados são fruto de uma política de fortalecimento da rede pública, com foco na regionalização e na ampliação do acesso aos serviços.
"Celebramos não apenas o Dia Nacional da Saúde, mas uma mudança concreta na vida dos maranhenses. Ampliamos o acesso, levamos especialidades para o interior, fortalecemos a Atenção Primária e seguimos inovando com tecnologia e cuidado. A saúde no Maranhão é, cada vez mais, próxima e resolutiva", destacou.
Entre os avanços mais recentes está a realização do primeiro transplante de fígado da rede estadual, um marco histórico para o Sistema Único de Saúde no Maranhão. Também houve o aumento expressivo na oferta de cirurgias eletivas e oftalmológicas, com a fila andando em todo o estado. Programas como o Cuidar de Todos, Cirurgias - Aqui a fila anda e o Cuidar dos Olhos - Cirurgias e óculos vêm garantindo atendimento de qualidade e mais dignidade para a população.
Na Atenção Primária, a expansão da Planificação da Atenção à Saúde já alcança todas as regiões, promovendo a organização dos serviços nos municípios e qualificando o cuidado na porta de entrada do SUS. Com a chegada de novos veículos e equipamentos, além da reestruturação das Unidades Regionais de Saúde, o estado vem fortalecendo a vigilância e a capacidade de resposta em todo o território maranhense.
Outro destaque é a ampliação dos serviços de hemodiálise. Hoje, pacientes que antes precisavam se deslocar por horas até São Luís ou outras cidades podem realizar o tratamento mais próximo de casa.
O Governo entregou o serviço de hemodiálise de Grajaú e os Centros de Hemodiálise de Barreirinhas e Santa Inês e ampliou os atendimentos em São Luís e Chapadinha. A descentralização tem oferecido mais conforto e qualidade de vida a centenas de pessoas.
Além disso, ações de educação em saúde, capacitações de profissionais, investimentos em infraestrutura e o uso de tecnologias como a telemedicina estão garantindo uma rede mais conectada, humana e eficiente.
Assim, o Maranhão celebra o Dia Nacional da Saúde nesta terça-feira (5), com conquistas que refletem o compromisso do Governo com uma saúde pública acessível, resolutiva e cada vez mais próxima de quem mais precisa.
0 comentários: