quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Governo Brandão celebra avanços na assistência a pacientes renais crônicos em aniversário do Centro de Hemodiálise São Luís

Compartilhar

Com 175.418 sessões de hemodiálise realizadas entre 2019 e 2025, o serviço se consagra como referência no acompanhamento multidisciplinar /Fotos: Israel Pontes

O Centro de Hemodiálise São Luís, equipamento do Governo do Estado que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), comemorou, nessa quarta-feira (17), seis anos de funcionamento, garantindo tratamento renal substitutivo a pacientes da Região Metropolitana.

Com 175.418 sessões de hemodiálise realizadas entre 2019 e 2025, o serviço se consagra como referência no acompanhamento multidisciplinar, oferecendo orientação clínica integral aos pacientes e aplicando rigorosamente protocolos de segurança e qualidade assistencial.
“Celebrar seis anos do Centro de Hemodiálise São Luís é reafirmar o nosso compromisso em cuidar das pessoas com dignidade e qualidade. Cada sessão realizada aqui representa esperança, vida e a certeza de que o SUS segue sendo um espaço de acolhimento e transformação na vida dos maranhenses que necessitam de assistência renal substitutiva”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Inaugurado em setembro de 2019, o Centro de Hemodiálise São Luís atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados via regulação, oriundos tanto da Grande Ilha quanto de municípios vizinhos da Região Metropolitana.
A unidade funciona em quatro turnos, das 6h30 às 2h da manhã do dia seguinte. O quarto turno foi implantado em junho deste ano, como parte do plano de descentralização dos atendimentos nefrológicos no estado, conforme determinação do governador Carlos Brandão.

“Com esse acréscimo, chegamos a 300 pacientes com doença renal crônica atendidos pelo Centro, 62 deles no quarto turno. A implantação desse novo turno representa um aumento aproximado de 21% na capacidade assistencial”, destacou a diretora-geral do Centro de Hemodiálise São Luís, Patrícia Ferreira.

Walquimar Ferreira, de 50 anos, feirante do bairro João Paulo, tornou-se paciente renal crônico em decorrência de complicações do diabetes. Ele iniciou o tratamento em abril do ano passado e relatou a importância do serviço em sua vida:

“Aqui é um ótimo lugar, com técnicas e assistentes sociais excelentes. O atendimento é muito bom, gosto muito das pessoas e de como elas me tratam. Um dia eu quero voltar aqui apenas para visitar e não mais precisar da diálise”, compartilhou.

Diagnosticada aos 16 anos com Glomeruloesclerose Segmentar e Focal (GESF), doença renal que causa cicatrizes nos pequenos filtros dos rins, Samires Santos, hoje com 29 anos, faz tratamento no Centro de Hemodiálise desde 2022.

“Eu costumo dizer que a hemodiálise salva. Porque só de a gente ter o privilégio de contar com a máquina para fazer o que os rins não conseguem mais, já é muito gratificante. É vida”, disse.

Atendimento ambulatorial

O Centro de Hemodiálise São Luís também dispõe de um ambulatório de nefrologia voltado ao acompanhamento clínico de pacientes com doença renal crônica em estágio IV e V, que ainda não necessitam de hemodiálise ou que precisam de monitoramento especializado antes do início da terapia renal substitutiva.

O ambulatório oferece acompanhamento multidisciplinar com nutricionista, psicólogo e assistente social. Além disso, realiza exames laboratoriais, preparação e encaminhamento para início da hemodiálise, quando necessário. Os pacientes também recebem orientações de autocuidado e prevenção de complicações associadas à doença renal.

Para atendimento, é necessário ter diagnóstico confirmado e encaminhamento por médicos da rede de Atenção Básica ou especialistas. O espaço também dá suporte a pacientes considerados pré-dialíticos, que podem agendar consultas presencialmente na unidade ou pelos telefones (98) 3251-6231 e (98) 99116-0799.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: