O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), está trabalhando intensamente para otimizar as condições de trafegabilidade da MA-014, uma das principais vias de ligação da Baixada Maranhense. A rodovia, que passa por uma grande intervenção, interliga municípios como Palmeirândia (na altura do povoado Três Marias), São Bento e Vitória do Mearim.
Além das obras de manutenção realizadas de forma permanente para suportar o tráfego intenso e pesado, a necessidade de recuperação se intensificou após a interdição de uma ponte na BR-316, que desviou o fluxo de veículos para a MA-014, somado aos danos causados pelo período chuvoso. Com 153 km de extensão, a rodovia não estava preparada para o volume de tráfego pesado e começou a apresentar desgaste acelerado.
Para enfrentar a situação crítica, o Governo do Maranhão intensificou as obras em diversos trechos da rodovia. Atualmente, várias empresas atuam na via, em cinco diferentes frentes de trabalho:
1 - Trecho Três Marias/São Bento com 24 km de extensão: Além da empresa que já estava trabalhando, o Governo licitou/contratou mais uma para executar os serviços de recomposição de base, tapa-buracos e recapeamento.
2 - Trecho São Bento/São Vicente Ferrer: Mais equipes estão se mobilizando para iniciarem os serviços de reciclagem de sub-base, revestimento com camada asfáltica nos 33 km de extensão.
3 - Trecho São Vicente Ferrer/Olinda Nova: Uma equipe de tapa-buracos atua em 15 km deste trecho, com verba repassada pelo Ministério dos Transportes por ser um dos mais comprometidos pela intensificação do tráfego. Dos 20 km da via, 5 km vão receber lançamento de pedra rachão e macadame.
4 - Nos trechos Olinda Nova/Matinha/Povoado Santeiro, com 23 km de extensão, 10 km passam por recuperação com lançamento de rachão e macadame. Os outros 13 km de via estão sendo restaurados com serviços de tapa-buracos e revestimento asfáltico.
5 – Nos trechos Povoado Santeiro/Viana/Povoado Cajari/Vitória do Mearim, com 53 km de extensão, as equipes estão aplicando o mesmo tratamento empregado nos trechos do item 4, com 10 km de rachão e macadame entre Viana e Cajari, tapa-buracos e recapeamento com camada asfáltica nos demais trechos.
Além dos investimentos na MA-014, o Governo do Estado continua trabalhando na manutenção de todas as rodovias estaduais da Baixada Maranhense. Para atender essa demanda, a Sinfra mantém seis empresas atuando para melhorar as condições de trafegabilidade do trecho e das demais rodovias da Regional de Pinheiro.
Desafios e futuro da rodovia
Apesar dos esforços e investimentos, a MA-014 ainda apresenta sinais de desgaste. Entre as causas estão a composição do solo da Baixada Maranhense, naturalmente mole e suscetível à deterioração, o alto volume de tráfego e o acúmulo de água no período chuvoso.
Para solucionar esses problemas, a Sinfra executa um sistema de drenagem moderno e eficiente, além de implantar sinalização horizontal e vertical em toda a extensão da rodovia. Especialistas e técnicos afirmam que as medidas atuais visam não apenas corrigir danos, mas garantir a durabilidade e a segurança da estrada a longo prazo, considerando as especificidades do solo e as condições climáticas da região.
A recuperação da MA-014 não se limita a uma obra de infraestrutura: trata-se de assegurar mais segurança, mobilidade e acessibilidade para moradores e usuários de cerca de 28 municípios da Regional de Pinheiro. A manutenção contínua e a busca por soluções inovadoras são vistas como fundamentais para que a rodovia atenda à crescente demanda de tráfego e prolongue sua vida útil.
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