quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Maranhão Rosa: Governo do Estado lança campanha de prevenção ao câncer de mama nesta quinta-feira

Compartilhar

O Governo do Estado lançará, nesta quinta-feira (2), a campanha Maranhão Rosa, em alusão à conscientização e prevenção do câncer de mama. Durante o mês de outubro, diversas ações e serviços serão realizadas, voltadas para a saúde e bem-estar da população feminina maranhense. A abertura oficial ocorrerá no Palácio dos Leões, Centro Histórico de São Luís, às 16h, com a participação da primeira-dama do Estado, Larissa Brandão.

No Estado, a campanha Maranhão Rosa foi estabelecida por meio de lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Brandão, em dezembro do ano passado, instituindo uma campanha permanente de conscientização e acesso à informação sobre o câncer de mama e outras doenças, especialmente voltadas à saúde da mulher.

A campanha Maranhão Rosa é executada por meio das secretarias de Estado da Mulher (Semu), da Saúde (SES) e de Governo (Segov). Na quinta-feira (2), dia da abertura, será feita a acolhida do público com atrações culturais, salão itinerante com corte de cabelo solidário, roda de conversas e show do grupo de teatro Pão Com Ovo.

A primeira-dama, Larissa Brandão, destacou os impactos positivos da iniciativa. “A Campanha Maranhão Rosa, que agora é lei, vem para reforçar as políticas do governo do Maranhão de acesso à saúde e informação sobre o câncer de mama. Vamos levar consultas, exames, vacinação e muitas atividades para 18 municípios, além da Grande Ilha. É muito importante termos esse cuidado e olhar com as maranhenses”, informou.

Já durante o mês de outubro serão realizados atendimentos por meio da Carreta da Mulher em São Luís e demais municípios. Dois veículos levarão diversos serviços médicos e outros atendimentos para as mulheres.

“A Carreta da Mulher Maranhense é um símbolo de cuidado e proximidade. No Maranhão Rosa ela se torna ainda mais especial, porque leva prevenção, acolhimento e esperança para mulheres de todas as regiões do estado”, afirmou a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

Atendimentos Carreta da Mulher Maranhense

A Carreta da Mulher presta atendimento a mulheres a partir de 18 anos. Para isso basta apresentar comprovante de residência, cartão SUS e RG, ou qualquer documento de identificação oficial com foto.

A unidade móvel oferece serviços como mamografia, consulta com ginecologista, consulta com mastologista, ultrassonografia, exame preventivo, triagem, avaliação nutricional testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, educação em saúde (tabagismo e saúde da mulher), atividade física (zumba/caminhada), Educação em Saúde (Tabagismo e Saúde da Mulher) entre outros.

Em São Luís, já estão confirmados atendimentos em todos os sábados do mês nos parques do Itapiracó (4), Vila Palmeira (11), Rangedor (18) e Lagoa da Jansen (25). A Carreta da Mulher também passará pelo Terminal Rodoviário de São Luís, na Avenida dos Franceses; Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM), em Pedrinhas; e na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Também serão feitos atendimentos nos demais municípios da Grande Ilha: São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Já no interior do Maranhão a Carreta da Mulher passará pelas cidades de Imperatriz, Balsas, Amarante do Maranhão, Caxias, Viana, Arame, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Barra do Corda, Santa Inês, Centro do Guilherme, Barreirinhas, Codó, Chapadinha, São João dos Patos, Presidente Dutra, Açailândia, Dom Pedro, Pinheiro, Zé Doca, Bacabal, Governador Archer, Timon, Barão de Grajaú, Pedreiras, Rosário e Joselândia.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o combate ao câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas diversas atividades de conscientização e prevenção.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: