sábado, 2 de agosto de 2025
UPA e Hospital Antônio Pontes de Aguiar recebem reforço de Medicamentos, Insumos e Materiais Hospitalares
Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
A saúde de Chapadinha foi reforçada com um novo abastecimento de medicamentos, insumos e materiais hospitalares em duas unidades essenciais. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), demonstra o compromisso da gestão da prefeita Belezinha em garantir o melhor atendimento à população.UPA de Chapadinha recebe reposição completa
Neste sábado (2/8), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recebeu uma reposição completa de insumos, garantindo mais estrutura e qualidade para os atendimentos de urgência e emergência. A medida garante mais estrutura e qualidade para os atendimentos de urgência e emergência, reforçando a capacidade da unidade de cuidar da população. Veja Vídeo.HAPA recebe novo abastecimento robusto
Já na sexta-feira (1º/8) o Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) foi o beneficiado, recebendo um novo e robusto carregamento. A medida garante que o hospital tenha um estoque completo para um atendimento mais eficiente e seguro. Veja Vídeo.
A gestão da prefeita Belezinha, segue trabalhando com responsabilidade para que as unidades de saúde, estejam sempre preparadas para atender às necessidades dos chapadinhenses.
Deputado Aluizio Santos recebe Título de Cidadão Vargem-grandense e celebra o Dia dos Pais
sexta-feira, 1 de agosto de 2025
Morre Mário Macieira, ex-presidente da OAB-MA, aos 54 anos de idade em São Luís
Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos
Moraes pede que AGU tome providências para extradição de Zambelli
Deputada federal foi presa em Roma na última terça-feira (29).
Foto: Lula Marques/ Agência BrasilO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nessa quinta-feira (31) que a Advocacia-Geral da União (AGU) tome providências para garantir a extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A medida foi tomada após o Supremo ser comunicado oficialmente sobre a prisão da parlamentar. “Oficie-se à Advocacia-Geral da União para que acompanhe e adote as providências cabíveis e necessárias relacionadas ao processo de extradição da ré”, determinou o ministro.
Na terça-feira (29), Zambelli foi presa em Roma, na Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido por Moraes.
Por ter dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil em busca de asilo político em terras italianas após ser condenada pelo STF a dez anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. A deputada também terá que pegar R$ 2 milhões em danos coletivos.
De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra Alexandre de Moraes. Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.
Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil.
Extradição
O pedido de extradição de Carla Zambelli foi oficializado no dia 11 de junho pelo ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, o pedido foi enviado pelo Itamaraty ao governo italiano.
O documento contém a cópia da deliberação que condenou a parlamentar e os artigos do Código Penal que fundamentaram a decisão.
"A Sra. Carla Zambelli Salgado de Oliveira, de maneira livre, consciente e voluntária, comandou a invasão a sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário, mediante planejamento, arregimentação e comando de pessoa com aptidão técnica e meios necessários ao cumprimento de tal mister, com o fim de adulterar informações, sem autorização expressa ou tácita de quem de direito", diz o texto.
Moraes também indicou as garantias que o Brasil vai dar para Carla Zambelli se a Itália autorizar a extradição.
O ministro se comprometeu a não submeter Zambelli a prisão ou processo por fato anterior ao pedido de extradição; não impor pena perpétua; não agravar a pena por motivos políticos e não submeter a parlamentar a tortura ou a tratamentos desumanos ou degradantes.
André Richter / Agência Brasil
Governo Federal garantirá gás de cozinha gratuito para 17 milhões de famílias
quinta-feira, 31 de julho de 2025
Adolescente de 14 anos morre afogada ao nadar no Rio Parnaíba
Imirante.com, com informações do g1 PI
Mulher espancada pelo namorado com mais de 60 socos vai passar por cirurgia de reconstrução dos ossos da face
O agressor, Igor Cabral, de 29 anos, foi preso em flagrante, e teve a detenção transformada em prisão preventiva, após passar por audiência de custódia. Segundo a polícia, ele vai responder por tentativa de feminicídio.
De acordo com a assessoria do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), onde a cirurgia vai ocorrer, a vítima passou uma avaliação ambulatorial nesta quarta e tem previsão de internação nesta quinta-feira (31). A data da cirurgia, no entanto, não havia sido definida, segundo o hospital.
A cirurgia prevista é chamada de osteossíntese de fraturas da face, um procedimento que visa restaurar a função e a estética do rosto em casos de fraturas ósseas.
No laudo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, unidade de saúde em Natal na qual a vítima foi atendida logo após o espancamento, o médico de plantão apontou que a mulher apresentava "fratura de complexo zigomático-orbitário [estrutura óssea da face que inclui a maçã do rosto e as paredes da cavidade ocular] e côndilo mandibular [a cabeça da mandíbula]".
O documento assinado pelo médico a encaminhava "para avaliação e realização do tratamento definitivo das fraturas da face".
Segundo uma amiga da vítima, que preferiu não se identificar, há uma expectativa de que a cirurgia possa ser realizada nesta sexta-feira (1º).
Vídeo mostra agressões
O crime foi registrado pela câmera do elevador do condomínio. O vídeo mostra o casal discutindo e, quando a porta do elevador se fecha, Igor parte para cima da vítima e começa a desferir socos contra ela.
É possível perceber que ele dá pelo menos 60 socos. A mulher ficou com o rosto completamente ensanguentado.
De acordo com uma amiga da vítima - que pediu para não ser identificada, o segurança do condomínio que via as imagens da agressão pela câmera do elevador acionou a Polícia Militar. Quando o elevador chegou no térreo o agressor foi contido pelos moradores e preso em seguida. A vítima foi levada para o Hospital Walfredo Gurgel. Leia matéria na íntegra no g1 RN
Sociedade civil condena sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes
Congresso não admite ingerência em Poderes do Brasil, diz Alcolumbre
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada
Tiago Fernandes e PSDB garantem apoio a Orleans Brandão
Iracema Vale conclui modernização tecnológica do Plenário Nagib Haickel
Prefeita Belezinha autoriza compra de 5 Novos Ônibus Escolares para reforçar a frota; Veja Vídeo
Mais de 100 cirurgias realizadas em Anapurus após reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Madalena Monteles
Comerciante é morto com tiro de espingarda após negar venda de bebida alcoólica no interior do Maranhão; suspeito foi preso
Governo do Maranhão realiza mais de 4 mil atendimentos em ações de saúde no fim de semana
As ações incluíram consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata e pterígio, além de triagens para procedimentos vasculares de varizes com aplicação de espuma. Os atendimentos foram realizados com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços especializados, descentralizando o cuidado e promovendo mais agilidade na resolução de demandas.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, os resultados mostram o compromisso da gestão em garantir atendimento digno e célere para quem mais precisa. “Estamos trabalhando para encurtar distâncias e levar saúde com resolutividade a todos os maranhenses. Programas como o Cuidar dos Olhos e o Cirurgias Aqui a Fila Anda são fundamentais para reduzir filas, tratar com qualidade e transformar a vida das pessoas”, destacou o secretário.
As ações continuam acontecendo em diferentes regiões do estado. Mais de 3.100 atendimentos estão previstos para este próximo fim de semana em municípios como Caxias, Itinga do Maranhão, Amarante, Açailândia, Sítio Novo e também na capital, São Luís, com atendimentos no bairro Coroadinho.