jku7bl

quinta-feira, 18 de abril de 2024

   Operação Policial prende, em Tutóia, suspeito cometer homicídios no Maranhão e Piauí

Operação Policial prende, em Tutóia, suspeito cometer homicídios no Maranhão e Piauí



Portal CN1, com informações da SSP/MA 
Foto: Divulgação/Polícia Civil 
Um trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar do Maranhão, com apoio da Polícia Civil do Piauí, resultou, na tarde da última terça-feira(16), no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra um homem, de 24 anos, investigado por cometer pelo menos cinco homicídios em cidades do Maranhão e Piauí. A prisão foi executada no Povoado Santa Rosa do Jardim, zona rural da cidade de Tutóia.
O delegado Alexandre Portela, titular da Delegacia de Polícia de Tutóia, disse que o indivíduo é investigado de, no dia 19 de março deste ano, ter invadido uma residência, e fortemente armado executado um homem, além de ter tentado contra a vida contra uma segunda vítima. Ainda segundo com o delegado, após o crime, o indivíduo que estava na companhia de outros comparsas, ainda roubaram uma motocicleta e um aparelho de celular de uma terceira vítima.

Com base nas apurações policiais, o criminoso também é investigado de ter invadido uma outra residência no municipio de Tutóia, onde na companhia de outros indivíduos, executaram três pessoas. As vítimas foram mortas com requintes de crueldade, sendo que uma das vítimas do sexo feminino, teve suas pernas quebradas antes de ser executada. O fato teria ocorrido na madrugada do dia 29 de março deste ano.

Diante dos indícios criminais que apontam sua participação nos crimes, a Polícia Civil representou junto ao Poder Judiciário pelo mandados de prisão e de busca domiciliar.
Durante o cumprimento dos mandados foi encontrado no interior da residência, uma grande quantidade de crack; uma pistola municiado com 15 munições .40; uma munição intacta calibre .38 e uma balança de precisão. Na ocasião, estavam no imóvel o investigado e sua companheira, sendo os dois autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Ainda de acordo com o delegado Alexandre Portela, o indivíduo também alvo de investigações que tramitam na Polícia Civil do Piauí, pois o mesmo seria suspeito de cometer crimes contra a vida na cidade de Luzilândia.





 Conselho sugere tornozeleira eletrônica em caso de violência doméstica

Conselho sugere tornozeleira eletrônica em caso de violência doméstica



Decisão é baseada em dados do CNJ

Foto: Secretaria de Justica do Paraná/Divulgação
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária publicou no Diário Oficial da União, dessa quarta-feira (17), uma recomendação de uso de monitoração eletrônica, também chamada tornozeleira eletrônica, nos agressores denunciados por violência doméstica e familiar contra a mulher. A meta é garantir que as medidas protetivas de urgência sejam efetivas.

O conselho define também que, para o uso de tornozeleira eletrônica, a autoridade judiciária deverá, além de fundamentar a medida, estabelecer o perímetro, horários de circulação e recolhimento do monitorado, além de definir prazos para a reavaliação da decisão, que pode ser modificada ou revogada, em casos de mudança na situação de ameaça.

A orientação foi baseada em dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que apontaram um aumento de 20% no total de medidas protetivas de urgência concedidas após denúncias de violência doméstica e familiar, entre os anos de 2022 e 2023.

Reforço

O documento também sugere o uso da ferramenta para reforçar a aplicação de medidas de proibição de aproximação e contato com a vítima, seus familiares e testemunhas, e determinação de limite mínimo de distância do agressor, já previstos na Lei Maria da Penha (11.340/2006).

Uma análise dos dados, também apresentados pelo CNJ, teria apontado que esses tipos de medidas protetivas de urgência foram as mais aplicadas pela Justiça, cerca de 77% dos registros entre janeiro de 2020 e maio de 2022, em casos de violência contra a mulher.

Já para as vítimas também foi recomendada a disponibilização, sempre que possível, de uma Unidade Portátil de Rastreamento (UPR), dispositivo conhecido como botão do pânico para proteção e prevenção de novas violências, por meio do mapeamento de áreas de exclusão dinâmicas conforme a movimentação da vítima.

Foi recomendado, ainda, que as Centrais de Monitoração Eletrônica priorizem a aplicação dos equipamentos de monitoração eletrônica para os casos de medida protetiva de urgência motivadas por violência contra mulheres.

Fabíola Sinimbú / Agência Brasil
Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes




Alerta é de técnica da Organização Mundial da Saúde

Foto: nuzeee/Pixabay
Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo estão sob risco de infecções transmitidas por mosquitos do tipo Aedes - seja o Aedes aegypi ou o Aedes albopictus que, juntos, respondem por doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O alerta é da líder da equipe sobre arbovírus da Organização Mundial da Saúde (OMS), Diana Rojas Alvarez.

Ao participar - por videoconferência - de encontro na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Brasília, Diana destacou que a estimativa é que esse número – quatro bilhões - aumente em mais um bilhão ao longo das próximas décadas, sobretudo, por conta de fatores como o aquecimento global e a adaptação do Aedes a grandes altitudes. O mosquito, segundo ela, já pode ser encontrado, por exemplo, em montanhas do Nepal e da Colômbia, além de países da região andina.

Surtos

A OMS monitora ativamente surtos e epidemias de dengue em pelo menos 23 países, sendo 17 nas Américas - incluindo o Brasil.

Segundo Diana, os casos da doença aumentaram consistentemente ao longo das últimas quatro décadas. Em 2023, entretanto, houve o que ela chamou de aumento muito significativo tanto de casos como de mortes pela doença.

“Um novo recorde”, disse, ao citar mais de seis milhões de casos reportados e mais de sete mil mortes por dengue em 80 países.

Para Diana, a expansão de casos se deve a fatores ambientais como o aumento das chuvas e, consequentemente, da umidade, o que favorece a proliferação do mosquito, além da alta das temperaturas globais, ambos fenômenos provocados pelas chamadas mudanças climáticas.

Ela disse, ainda, que é imprescindível melhorar a comunicação de casos e os sistemas de vigilância dos países em relação a arboviroses para ampliar ações de prevenção e combate em saúde pública.

Paula Laboissière / Agência Brasil

quarta-feira, 17 de abril de 2024

   Agora é oficial! Prefeita Belezinha anuncia data de entrega das casas do Residencial Renascer I e II em Chapadinha-MA

Agora é oficial! Prefeita Belezinha anuncia data de entrega das casas do Residencial Renascer I e II em Chapadinha-MA

 


Portal CN1
Na manhã desta quarta-feira (17), direto do empreendimento, após receber ofício do Ministério das Cidades com a confirmação, a Prefeita Belezinha acompanhada da equipe de governo, anunciou a data de entrega das casas do Residencial Renascer I e II. Veja no vídeo abaixo:



  PF investiga fraudes na transferência de domicílio eleitoral no Maranhão e prende um suspeito

PF investiga fraudes na transferência de domicílio eleitoral no Maranhão e prende um suspeito


Foto: Divulgação/Polícia Federal
Uma investigação da Polícia Federal que apura um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral, por meio da apresentação de documentos falsos, foi realizada na manhã desta quarta-feira (17). Um candidato a vereador da eleição passada foi preso.

Segundo apuração da PF, o alvo dos mandados de prisão e de busca e apreensão é o principal responsável por recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, mediante apresentação dos documentos falsos, suspeitando-se que ele seja, também, o responsável pela falsificação dos documentos.

Assim, a operação Falsum Sit Home cumpriu as duas medidas judiciais expedidas pela 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar.

Até o momento, foram identificados 16 eleitores que transferiram, com auxílio do investigado, por esse esquema de fraudes, seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar. A investigação da PF aponta que há possível interesse na manipulação do resultado do pleito vindouro.

As ações de hoje, concentradas no município de Paço do Lumiar, visam assegurar a regularidade do cadastro eleitoral e do pleito que se aproxima, bem como evitar prejuízos à soberania popular. O objetivo é combater crimes típicos do período pré-eleitoral.

Imirante, com informações da Polícia Federal
   Homem que debochava da polícia e empinava motos em vias públicas é preso em Barra do Corda-MA

Homem que debochava da polícia e empinava motos em vias públicas é preso em Barra do Corda-MA


Matheus Ferreira, conhecido como 'Belga', gravava vídeos debochando da polícia enquanto cometia infrações de trânsito — Foto: Reprodução/Redes sociais
Uma operação conjunta entra Polícia Civil e Polícia Militar prendeu Matheus Ferreira, conhecido como 'Belga', que gravava vídeos para as redes sociais  provocando as autoridades e cometendo infrações de trânsito nas ruas de Barra do Corda, a cerca de 450 km de São Luís.

De acordo com as investigações, Matheus provocava os policiais e era conhecido por empinar motos em vias públicas. O ato, conhecido como 'grau', é tipificado como infração gravíssima de trânsito pelo risco que provoca às outras pessoas.

De acordo com o Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem 'estiver fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda' estará sujeito a multa, suspensão do direito de dirigir, e ainda pode ter o veículo recolhido junto com o documento de habilitação.

Após as investigações, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva de Matheus, o que foi acatado pela Justiça, pelos crimes de desacato, apologia ao crime e direção perigosa. O jovem também estaria respondendo pelo crime de receptação.

Na manhã desta terça-feira (16), policiais estiveram em uma oficina onde Matheus trabalha, cumpriram o mandado judicial, e ele foi levado para uma Unidade Prisional.

Fonte: g1 MA 
 Governo do Maranhão divulga calendário de pagamento dos Precatórios do Fundef

Governo do Maranhão divulga calendário de pagamento dos Precatórios do Fundef


Nessa terça-feira (16), o governador Carlos Brandão anunciou, por meio das redes sociais, o cronograma para o pagamento da primeira parcela dos Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

De acordo com a divulgação, as consultas e contestações serão encerradas nesta quarta-feira (17). Em seguida, o calendário de pagamento terá início no dia 7 de maio para os servidores ativos, no dia 9 para os aposentados e no dia 13 para os desligados e herdeiros. Os valores individuais serão divulgados até a próxima semana.

O governador em exercício, Felipe Camarão, comemorou a notícia, destacando que representa uma conquista significativa para os profissionais do Subgrupo Magistério, que aguardavam há anos por esse momento. Ele ressaltou que essa vitória não é apenas para esses profissionais, mas também para toda a educação do Maranhão.

O valor da primeira parcela do Fundef, depositado na conta do Estado, é de R$ 1.742.261.837,49 (um bilhão, setecentos e quarenta e dois milhões, duzentos e sessenta e um mil, oitocentos e trinta e sete reais e quarenta e nove centavos). Vale destacar que esse valor está corrigido com juros diários e será distribuído aos professores.

O rateio dos valores do Fundef foi amplamente discutido com a classe por meio de uma comissão especial, criada por portaria (n.º 2.081), que inclui representantes da Secretaria de Educação (Seduc) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma).

Inicialmente, os profissionais do Subgrupo Magistério puderam consultar a plataforma de precatórios do Fundef, destinada aos professores (efetivos, contratados, aposentados e pensionistas) do estado que trabalharam entre os anos de 1998 e 2006, para verificar se têm direito a receber os valores dos precatórios do Fundef.

O Maranhão receberá um total de quase R$ 4 bilhões, dos quais 60% serão pagos em três parcelas, entre 2024 e 2026, aos profissionais da educação, e os outros 40% serão investidos em benefícios para a educação do Estado, como aquisição de veículos escolares, reforma e ampliação de escolas, construção de quadras poliesportivas, entre outros.

Aqueles que não conseguiram localizar seus nomes e CPFs na plataforma ou identificaram qualquer inconsistência nas informações (tempo de serviço, quantidade de matrículas), mas possuem documentos comprobatórios que atestem o direito ao rateio, devem preencher o formulário disponível na plataforma e submetê-lo à apreciação.


























































   Aliado do prefeito de São José de Ribamar é preso em operação da Polícia Federal

Aliado do prefeito de São José de Ribamar é preso em operação da Polícia Federal



Por Antônio Padilha
De O Jogo do Poder, em São Luís
Neguinho do Parque, conhecido aliado do prefeito de São José de Ribamar, Julinho, foi preso nesta quarta-feira, 17, durante a Operação Falsum Sit Home, conduzida pela Polícia Federal com o objetivo de combater crimes comuns no período pré-eleitoral.

A investigação concentra-se em um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral, utilizando documentos falsificados.

O principal alvo dos mandados é suspeito de recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para solicitar mudanças de domicílio, mediante o uso de documentos adulterados. Há suspeitas de que ele seja também responsável pela falsificação dos documentos.

Até o momento, foram identificados 16 eleitores que transferiram fraudulentamente seus domicílios eleitorais para São José de Ribamar, com a colaboração do investigado.

Além disso, descobriu-se que Neguinho do Parque, agora preso, foi candidato a vereador em eleições anteriores, levantando a possibilidade de um interesse na manipulação dos resultados do pleito futuro.







    Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede a ele: 'Assina'

Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede a ele: 'Assina'


Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma mulher foi conduzida para a delegacia, na tarde desta terça-feira (16), depois de levar um cadáver em uma cadeira de rodas para tentar fazer um empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária de Bangu, na Zona Oeste do Rio. As informações são do g1 RJ.

Funcionários do banco suspeitaram da atitude de Érika de Souza Vieira Nunes e chamaram a polícia. O Samu foi ao local e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava morto – aparentemente havia algumas horas. A polícia apura como e exatamente quando ele morreu.

"Ela tentou simular que ele fizesse a assinatura. Ele já entrou morto no banco", explica o delegado Fábio Luiz.", explicou o delegado Fábio Luiz.

Na delegacia, a mulher disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele.

Conversa com o cadáver
Um vídeo, feito pelas atendentes do banco, mostra que a todo tempo ela tentava manter a cabeça do homem reta, usando a mão e conversa com o suposto parente – que, claro, não responde.

“Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço”, afirma a mulher.
Foto: Reprodução/TV Globo
Ela mostra o documento e afirma que ele tinha que assinar da forma que estava ali e diz: “O senhor segura a cadeira forte para caramba aí. Ele não segurou a porta ali agora?”, pergunta às atendendes, que dizem não ter visto.

“Assina para não me dar mais dor de cabeça, eu não aguento mais”, completa.

Nesse momento, as funcionárias tentam intervir e uma delas comenta sobre a palidez do homem: "Ele não está bem, não. A corzinha não tá ficando..."

"Mas ele é assim mesmo", responde a suposta sobrinha.

A mulher responde: “Ele não diz nada, ele é assim mesmo. Tio, você quer ir para o UPA de novo?”, questiona ela, sempre sem resposta.

Por volta de 19h, a mulher ainda prestava depoimento na delegacia. A polícia apura se ela cometeu furto mediante fraude ou estelionato.

A polícia quer entender se outras pessoas a ajudaram a cometer os crimes e busca imagens de segurança. O corpo do idoso foi levado para o Instituto Médico Legal.

"O principal é: a gente continuar a investigação, pra gente identificar demais familiares, e saber se quando esse empréstimo foi realizado se ele estava vivo, qual é a data desse empréstimo", explica o delegado.


 

   Homem que tentou matar namorada com tiro na boca é preso em Vargem Grande-MA

Homem que tentou matar namorada com tiro na boca é preso em Vargem Grande-MA



Um homem identificado como Claudenildo Silva Araújo, de 33 anos, foi preso, no sábado (13), por policiais civis de Vargem Grande, com apoio da equipe de Itapecuru-Mirim, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, pela prática de tentativa de homicídio qualificado pelo modo que dificultou a defesa da vítima, feminicídio e utilização de arma de fogo de uso restrito.

Na noite da última quinta-feira (11) o investigado efetuou um disparo de arma de fogo contra sua namorada, atingindo-a na região da boca. O caso aconteceu por volta das 22h em uma residência no bairro de Fátima. A vítima precisou ser transferida para São Luís e encontra-se fora de risco.

Segundo o delegado Tiago Castro, após tomar conhecimento dos fatos, a Polícia Civil instaurou um inquérito policial e realizou diligências para apurar o crime, bem como representou pela prisão do agressor, que foi decretada pelo juiz da Comarca após parecer favorável do Ministério Público

Em menos de 48 horas, foi efetuada a prisão do acusado e também a apreensão da arma de fogo utilizada na ação criminosa, uma pistola Taurus, modelo G3C, calibre 9mm.

Claudenildo foi interrogado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. Já a arma de fogo passará por perícia no Instituto de Criminalística.


     Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue

Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue



Imunizante será redistribuído a 154 municípios

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Ao ser cobrada por estratégias para evitar o desperdício de doses da vacina contra a dengue, que vencem no final de abril, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nessa terça-feira (16) que um plano B já está em curso, baseado na redistribuição de doses para 154 novos municípios.

“Fizemos um elenco de municípios a partir de critérios técnicos definidos pelo comitê assessor do programa de imunização, numa pactuação com os estados e municípios. Não é uma decisão isolada da ministra da Saúde. É uma decisão junto com os estados e municípios através dos seus conselhos nacionais”, ressaltou a ministra.

“Já estamos fazendo a redistribuição, mas, se não houvesse um negacionismo às vacinas, certamente as famílias estariam levando as suas crianças e seus jovens para serem vacinados. Esse é o ponto fundamental que eu queria colocar”, disse, ao participar de reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

Paula Laboissière / Agência Brasil
   PF diz que corpos achados em embarcação no Pará são de africanos

PF diz que corpos achados em embarcação no Pará são de africanos


Corpos são de migrantes do Mali e da Mauritânia

Foto: Polícia Federal/divulgação
A perícia da Polícia Federal identificou nove corpos na embarcação encontrada à deriva no litoral do Pará, na região de Bragança, no último sábado (13). A perícia inicial, realizada em conjunto com a Polícia Científica do Pará, aponta que os documentos e objetos encontrados junto aos corpos eram de migrantes do continente africano, da região da Mauritânia e Mali. No entanto, é possível que as vítimas sejam de outras nacionalidades.

A perícia para identificação dos corpos começou ontem (15), após a embarcação ter sido levada para terra firme. Segundo a PF, oito corpos estavam dentro da embarcação e o nono corpo próximo a ela, “em circunstâncias que sugeriam fazer parte do mesmo grupo de vítimas”.

A embarcação foi encontrada por pescadores paraenses, com alguns corpos em decomposição, em um rio localizado na região de Salgado, no nordeste do Pará.

Os trabalhos de busca e resgate da embarcação com as vítimas, realizados no domingo (14), transcorreram das 7h às 23h30.

Identificação

Para saber quem são as vítimas, a PF trabalha com os protocolos de identificação de vítimas de desastres da Interpol (DVI). O protocolo permite a identificação mesmo em estado de decomposição avançado, por meio da utilização de amostras de DNA, impressões digitais, características físicas, registros odontológicos e reconhecimento de objetos pessoais.

“Além da identidade, os trabalhos periciais terão por objetivo verificar a origem dos passageiros, a causa e o tempo estimado dos óbitos”, informou a polícia.

Participaram das ações de resgate uma embarcação da Marinha e um bote dos bombeiros militares de Bragança, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Científica do Pará e o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito de Bragança.

Luciano Nascimento / Agência Brasil
   Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público


Editais serão divulgados em setembro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os Correios anunciaram nessa terça-feira (16) que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa.

O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas.

Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano.

Veja cronograma do concurso:

• Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;

• Agosto – Contratação da banca;

• Setembro – Edital do concurso;

• Dezembro – Início das contratações.

De acordo com os Correios, o concurso público "é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho".

Agência Brasil 

terça-feira, 16 de abril de 2024

Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-135 no Maranhão

Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-135 no Maranhão



Duas pessoas morreram, na tarde do último sábado (13), vítimas de acidente de trânsito na BR-135, na cidade de Presidente Dutra, a 352 km de São Luís.

As duas vítimas fatais estavam em uma picape, que colidiu de frente com um caminhão.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente aconteceu por volta das 14h, no km 337 da rodovia, quando uma picape VW/Saveiro 1.6 CS, de cor preta e placa do Maranhão, que transportava caixas com frutas e verduras, colidiu de frente com uma carreta Daf/Xf Ftt 530, cinza, de placa do Piauí, que transportava grãos.

Os dois ocupantes da Saveiro morreram no local, sendo o condutor, um homem de 38 anos de idade, morador de Presidente Dutra, e um passageiro que não teve a idade informada. Já o condutor da carreta não se feriu.

Blog do Gilberto Lima 







































































































  Brandão assina medidas provisórias para benefícios a servidores

Brandão assina medidas provisórias para benefícios a servidores




Nessa segunda-feira, dia 15, o governador Carlos Brandão (PSB) tomou uma série de medidas visando proporcionar benefícios aos policiais civis, policiais penais e membros do grupo de apoio administrativo (ADO) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Entre as medidas, destacam-se três medidas provisórias assinadas pelo governador. De acordo com essas medidas, delegados, investigadores e escrivães da Polícia Civil receberão indenizações pelo exercício de função especial de chefia e pelo acúmulo de funções (respondência). Já os policiais penais terão um reajuste salarial em seus vencimentos.

Para os servidores da UEMA, Carlos Brandão confirmou um aumento na gratificação de suporte acadêmico. Esse aumento será implantado em duas parcelas de 20%, sendo a primeira parcela prevista para julho de 2024 e a segunda para julho de 2025.

“É uma forma de valorizar ainda mais os nossos servidores!”, ressaltou o governador, enfatizando seu compromisso com a valorização dos profissionais que desempenham funções essenciais para o funcionamento do estado.



   GESTÃO BELEZINHA conclui obras de pavimentação asfáltica de mais uma rua da cidade de Chapadinha-MA; Veja Vídeo

GESTÃO BELEZINHA conclui obras de pavimentação asfáltica de mais uma rua da cidade de Chapadinha-MA; Veja Vídeo

 

Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1

A Prefeitura de Chapadinha através da secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo concluiu as obras pavimentação asfáltica da Rua do Oeste.

Os moradores comemoraram a conclusão das obras de pavimentação asfáltica da Rua do Oeste. Confira no vídeo abaixo: 

"Há muito tempo que a gente vinha esperando por esse serviço aqui, já passaram vários gestores e todos eles, a gente buscou de certa forma solicitar esse trabalho aqui, mas foi tudo em vão, ninguém fazia nada, e hoje o que estamos vendo é a realização de um sonho de quem mora aqui nessa rua. E com essa melhoria que a prefeita Belezinha tá fazendo sem dúvida nenhuma vai trazer mais conforto", declarou Adailton Pontes, morador da Rua do Oeste.
A obra foi executada com recursos próprios e rua recebeu toda a infraestrutura antes da pavimentação asfáltica.

Essa é mais uma obra concluída pela GESTÃO BELEZINHA, cumprindo um compromisso que assumiu com os moradores.









  Polícia investiga assassinato de casal enterrado em cova rasa, no interior do Maranhão; Mulher era paraense

Polícia investiga assassinato de casal enterrado em cova rasa, no interior do Maranhão; Mulher era paraense


Raimundo Felipe e Elisangela da Silva foram encontrados mortos em uma cova rasa, em Buriticupu — Foto: Arquivo pessoal
A Polícia Civil está investigando o caso de um assassinato de um casal, onde os dois foram encontrados em uma cova rasa, na última sexta-feira (12), em Buriticupu, a cerca de 400 km de São Luís.

O casal foi identificado como Raimundo Felipe e Elisangela da Silva Mesquita. Eles foram encontrados mortos e enterrados em uma região de matagal, no Bairro Vila Davi, próximo ao cemitério da cidade.

Elisangela estava com as mãos amarradas e era de Rondon, no Pará, e foi vista pela última vez ainda no mês de março.

No local do crime, foi constatado que Elisangela e Raimundo estavam com marcas de armas de fogo. Os autores do duplo homicídio, no entanto, ainda são procurados pela polícia.

Os assassinatos teriam acontecido a mando de uma facção criminosa, por conta de envolvimento com o tráfico de drogas. No entanto, a motivação ainda é investigada.

As informações são do g1 MA 



  Atenção Chapadinha! GESTÃO BELEZINHA abre inscrições para o cadastro de reservas para  cirurgias oftalmológicas de Catarata e Pterígio

Atenção Chapadinha! GESTÃO BELEZINHA abre inscrições para o cadastro de reservas para cirurgias oftalmológicas de Catarata e Pterígio


Portal CN1 

Você está com problemas de visão devido à catarata ou pterígio? A Prefeitura de Chapadinha está com inscrições abertas para o cadastro reserva de cirurgias oftalmológicas!

O que é o cadastro reserva?

O cadastro reserva é uma oportunidade para garantir sua vaga para realização da cirurgia de catarata ou pterígio, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar.

Inscrições:

As inscrições estão abertas a partir de hoje, dia 16/04/2024, a partir das 8h, na Central de Marcação de Consultas do Município. Garanta sua vaga!

Benefícios da cirurgia:

- Recupere sua visão e sua qualidade de vida.

- Procedimentos realizados por profissionais especializados e experientes.

- Acompanhamento pós-cirúrgico para garantir sua plena recuperação.

Não perca esta oportunidade de cuidar da sua visão! Inscreva-se já no cadastro reserva para cirurgias de catarata e pterígio. Sua saúde visual em primeiro lugar!

Compartilhe esta importante iniciativa com quem possa se beneficiar!



















  Valeu, BELEZINHA! Prefeita participa de reunião virtual com o Gerente de Habitação da Caixa Econômica Federal, acompanha os serviços de limpeza e anuncia os últimos ajustes para a entrega das casas dos residenciais Renascer I e II em Chapadinha-MA; Veja Vídeo

Valeu, BELEZINHA! Prefeita participa de reunião virtual com o Gerente de Habitação da Caixa Econômica Federal, acompanha os serviços de limpeza e anuncia os últimos ajustes para a entrega das casas dos residenciais Renascer I e II em Chapadinha-MA; Veja Vídeo



Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1

A Prefeita Belezinha, juntamente com o secretário de Assistência Social, Ezequias Douglas, e a Coordenadora Municipal do Programa Minha Casa Minha Vida, Hellen Cristina, após participarem de reunião virtual com o Gerente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Hélvio Penha, estiveram no final da tarde dessa segunda-feira (15), acompanhando os serviços de limpeza e os últimos ajustes para a entrega das casas do Programa Federal, Renascer I e II, aos beneficiários. Veja no vídeo abaixo:

A persistência e dedicação da equipe da gestão da Prefeita BELEZINHA estão sendo fundamentais para garantir que as famílias beneficiadas tenham um lar para chamar de seu. Em breve será anunciada a data de entrega dos imóveis, em conformidade com a agenda do Ministro das Cidades, Jader Filho, que faz questão de participar desse momento tão aguardado por todos.
Parceria entre a Polícia Civil do Maranhão e do Rio de Janeiro resulta em prisão de feminicida

Parceria entre a Polícia Civil do Maranhão e do Rio de Janeiro resulta em prisão de feminicida




Portal CN1, com informações da SSP/MA 

Foto: Divulgação
Na última quarta-feira (10) foi cumprido o mandado de prisão expedido pela justiça a pedido da Delegada de Polícia Civil do Maranhão, chefe do Departamento de Feminicídio e Diretora da Casa da Mulher Brasileira, Wanda Moura Leite, contra o suspeito de feminicídio Lucas Rodrigues. O crime ocorreu no dia 08 de novembro de 2022 em São Luís, capital do Maranhão. O acusado, foragido, foi detido pela Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo em uma construção que trabalhava.

O preso foi conduzido para a sede da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) do Rio de Janeiro e após a adoção dos trâmites legais será encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Sobre o caso

Após romper com acusado depois de um relacionamento de 5 anos, Steffany Muniz Sousa Santos Rodrigues, 22 anos, viajou para a cidade de Morros, por medo de sofrer represálias por parte do ex-companheiro, hospedando-se na casa do pai.

Após um período, a mesma retornou para São Luís, local que a jovem foi morta no dia 08 de novembro de 2022. Lucas Rodrigues Neves teria efetuado vários disparos de arma de fogo contra a ex-companheira, um deles na cabeça.

A morte de Steffany foi presenciada pelo filho da vítima, uma criança de apenas 5 anos de idade. Desde a prática do crime Lucas encontrava-se foragido. A vítima não possuía Medida Protetiva de Urgência em vigor.


      STF define que abordagem policial motivada por cor da pele é ilegal

STF define que abordagem policial motivada por cor da pele é ilegal




Para o Tribunal, a revista pessoal sem mandado judicial deve ser baseada em suspeita concreta da ocorrência de crime

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou entendimento, de que a abordagem policial e a revista pessoal motivadas por raça, sexo, orientação sexual, cor da pele ou aparência física são ilegais.

Para o Plenário, a busca pessoal sem mandado judicial deve estar fundamentada em indícios de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que possam representar indícios da ocorrência de crime.

Ao final do julgamento, o ministro Luís Roberto Barroso (presidente) destacou a importância do STF definir a tese de que a filtragem racial é inaceitável. “Nós estamos enfrentando no Brasil um racismo estrutural que exige que tomemos posição em relação a esse tema”, afirmou.

Habeas Corpus

A decisão se deu no julgamento de um Habeas Corpus (HC 208240) apresentado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP) em favor de um homem negro condenado a dois anos de reclusão, por tráfico de drogas, pelo porte de 1,53 grama de cocaína. A Defensoria alegou que a prova seria ilícita porque a abordagem policial teria ocorrido unicamente em razão da cor da pele do suspeito.

Tráfico de Drogas 

No caso concreto, por maioria de votos, foi mantida a condenação. Prevaleceu o entendimento de que a revista não foi motivada por filtragem racial, mas porque o suspeito tinha uma atitude que indicava oferta do produto em um local conhecido como área de tráfico de drogas. Ficaram vencidos os ministros Edson Fachin (relator), Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Eles consideraram as provas ilícitas, pois a abordagem teria sido motivada unicamente pela cor da pele do suspeito.

Imirante.com
   Delegados alertam sobre corte no orçamento da Polícia Federal

Delegados alertam sobre corte no orçamento da Polícia Federal




Medida pode inviabilizar emissão de passaportes, diz associação
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) divulgou nota na qual alerta que, caso se concretizem os cortes previstos para o orçamento da corporação, haverá riscos para a manutenção de serviços. De acordo com a associação, a falta de recursos poderá inclusive inviabilizar a deflagração de algumas operações investigativas.

O contingenciamento de recursos supera a marca de R$ 100 milhões. Segundo a ADPF, se forem confirmados os cortes, não haverá recurso suficiente para o pagamento de diárias dos servidores, já que o dinheiro que deveria ser usado para essa finalidade foi antecipado de maio para abril.

“Consequentemente, [isso]vai causar o cancelamento de grandes operações e também impedir a atuação de policiais federais nas regiões mais vulneráveis do país”, diz nota da ADPF.

Para a associação, o corte no orçamento prejudicará também serviços como emissão de passaporte e de imigração, prejudicando estrangeiros que venham a entrar no país.

“A ADPF entende as dificuldades econômicas e financeiras que o governo pretende solucionar, mas espera que haja imediato remanejamento de despesas e melhor gestão desses recursos para que sejam aplicados de forma inteligente e contemplando a necessidade de custeio e retomada de investimentos na PF”, complementa a nota.

Contatado pela Agência Brasil, o Ministério da Justiça explicou que remanejamentos e cortes orçamentários ocorrem para enquadramento no Regime Fiscal Sustentável, em nome da sustentabilidade fiscal do país, mas destacou que já está atuando para recompor parte do orçamento.

“No entanto, cabe afirmar que a gestão do ministro [da Justiça] Ricardo Lewandowski, por meio do secretário executivo, Manoel Carlos de Almeida Neto, está em tratativas com a Junta de Execução Orçamentária e, especialmente, com o Ministério do Planejamento e Orçamento para que seja viabilizada a recomposição de parte do orçamento previsto, para minimizar os impactos na execução das ações previstas para 2024”, informou a pasta.

Pedro Peduzzi / Agência Brasil