quinta-feira, 2 de março de 2017

Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão dá início a campanha "Todos contra a Dengue"

Compartilhar


Do  Portal CN1

Quinta-Feira, 02  de março de 2017


A Prefeitura de Santa Quitéria, através da secretaria Municipal de Saúde deu início nesta quinta-feira (02) a Campanha "TODOS CONTRA A DENGUE".  A ação, visa orientar a população de como evitar o foco do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e a febre Chikungunya, e fazer a limpeza de terrenos e quintais.


A campanha é coordenada pela secretária de Saúde Arislene Rocha e pela  secretária-adjunta Patrícia Lima com apoio de  Rhafaela Araújo (Coordenadora da Vigilância Epidemiológica),  Elder Mariano (Coordenador de Zoonose), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias(ACEs) do município. 

O secretário Municipal de Cultura Adenildo e o Coordenador da Vigilância Sanitária Emerson Araújo, também participaram do mutirão, realizando também ações de conscientização junto a população.  

Segundo os coordenadores, a campanha será dividida em quatro mutirões, um especificamente em cada bairro da cidade. Todas as casas do bairro Novo foram visitadas pelos agentes de endemias, agentes de saúde, enfermeiros e  técnicos, que levaram para os moradores sacos de lixo, folders informativos e sobretudo explicações de  combate  ao Aedes Aegypti, ressaltando a importância de não deixar água parada em reservatórios, recolher garrafas ou qualquer material que possa acumular água e virar criadouro do mosquito.


O  Coordenador de Zoonose, o médico veterinário Elder Mariano,  informou que devido ao período chuvoso, as ações de combate ao mosquito vetor precisam se intensificar na cidade, sobretudo nas áreas que apresentam maiores índices de focos do mosquito. 


Para a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rhafaela Araújo,  a fiscalização e a  participação da população,  é essencial para combater o Aedes Aegypti, que além de dengue, o vetor pode transmitir outras doenças como Zika e febre chikungunya.














Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: