CN1
Sábado, 27 de julho de 2013
É a primeira vez que a câmera de alta resolução da Cassini captura Terra e Lua como dois objetos distintos, desde Saturno, a quase 1,5 bilhão de quilômetros de distância.
A agência espacial americana (Nasa, na sigla em inglês), divulgou imagens da Terra e da Lua, seu satélite natural, feitas pelas sondas Cassini – desde Saturno, a quase 1,5 bilhão de quilômetros de distância – e Messenger – primeira sonda a explorar a órbita de Mercúrio, a 98 milhões de quilômetros de distância. Observando de Saturno, Terra e Lua aparecem como meros pontos de luz. É a primeira vez que a câmera de alta resolução da Cassini captura Terra e Lua como dois objetos distintos.
Já na imagem capturada pela Messenger, Terra e Lua são menores que um pixel – a menor unidade em fotografia digital –, mas aparecem grande porque estão superexpostos – exposições longas são obrigatórias para captar o máximo de luz possível dos objetos.
Lançada em 15 de outubro de 1997, a Cassini já transmitiu, em quinze anos de existência, mais de 444 gigabytes (GB) de dados científicos, incluindo mais de 300 mil imagens, material que serviu de base para a produção de mais de 2,5 mil relatórios publicados em revistas científicas. No período, 6,1 bilhões de quilômetros foram percorridos na órbita de Saturno, suficiente para dar 152 mil voltas sobre a Terra. A missão é um projeto cooperativo da Nasa, da agência espacial europeia (ESA) e da agência espacial italiana (ASI).
A Messenger é uma missão não tripulada da Nasa, gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), destinada a estudar características e o ambiente do planeta Mercúrio. A sonda foi lançada em 3 de agosto de 2004, a bordo de um foguete Boeing Delta II, desde o Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.
Fotos: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute e Nasa/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington, informações Jornalista Maurício Araya
0 comentários: