Por CN1/Luis Carlos Júnior
Sábado, 27 de julho de 2013
A Conferência contou com a presença maciça dos usuários da política de assistência social, dentro os quais um número expressivo de crianças e idosos. Totalizando a participação de aproximadamente 300 pessoas.
![]() |
Solenidade de abertura dos trabalhos da 6ª Conferência Municipal de Assistência Social de Brejo-MA |
A Prefeitura de Brejo através da Secretaria de
Assistência e do Conselho Municipal promoveram nesta sábado (27) a VI Conferência de Assistência Social, o evento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
A 6ª Conferência Municipal de Assistência Social teve como tema central "A Gestão e o Financiamento na efetivação
do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)" que tem como objetivo avaliar a gestão e o financiamento da política social de Brejo e propor
diretrizes para o seu aperfeiçoamento.
A abertura oficial do evento contou com o
vice-prefeito Dr. Chico Caldas, representando o prefeito Dr. Omar; Luis Regis, secretário municipal de Planejamento e Gestão; Lourinaldo Rodrigues de Abrantes, secretário
de Assistência Social; Iraneide
Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social; Luana Mayra
Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; vereadora,
Olivia Caldas, representante do poder legislativo; Márcio Luis, representante
da secretária municipal de saúde; Jéssica da Silva, representante dos usuários
da política de Assistência Social (serviço de convivência e fortalecimento de
vínculos de 15 a 17 anos – antigo projovem); secretários e vereadores.
Participaram ainda da conferência, representantes de órgãos
públicos; trabalhadores da assistência social, entidades de assistência social;
usuários e representantes de organizações de Defesa de Direitos (criança e
adolescente, idoso, pessoa com deficiência e mulher).
Depois da solenidade de abertura com a execução do hino nacional, o grupo de capoeira do SCFV e dos grupos de capoterapia de idosos fizeram uma apresentação aos presentes. Os participantes da conferência tiveram a oportunidade de conhecer o painel "Secretaria em Ação" e visitar um stande com artesanatos feitos pelos moradores do município.
Após ser discutida e aprovada o Regimento Interno da Conferência, a conferencista e assistente social, Rosângela Bertoldo, apresentou o tema: Conferência Magna "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS".
![]() |
Rosângela Bertoldo - conferencista |
O secretário Municipal de Assistência Social, Lourinaldo Rodrigues de Abrantes, apresentou o painel: "Os avanços e desafios na Gestão Municipal da política de Assistência Social".
![]() |
Lourinaldo Rodrigues de Abrantes - Sec. Municipal de Assistência Social |
O secretário Dr. Luis Regis, avaliou como positiva a VI Conferência. “Esse é um momento muito importante para podermos discutir por meio da participação dos usuários
as questões da assistência social no nosso município. Avaliar a política pública e propor deliberações e propostas coletivas possibilitam uma maior eficiência no atendimento aos cidadãos. Importante também, foram os questionamentos feitos pelos usuários sobre as políticas de
assistência social oferecida pelo governo municipal", frisou o secretário.
Luis Régis, lamentou a ausência dos intelectuais de Brejo na conferência. "Lamento a ausência desses intelectuais na conferência, essas pessoas poderiam colaborar na avaliação e até deliberarem sobre a gestão e o financiamento da política social do município. Não é numa mesa de bar ou nas esquinas que se discutem as politicas sociais da nossa cidade, mas em conferências como esta, realizada neste sábado", finalizou Luis Régis.
A tarde o grupo de trabalho discutiram e deliberaram sobre os eixos temáticos, apresentação das propostas para apreciação da plenária e eleição dos delegados para 10ª Conferência Estadual.
0 comentários: