terça-feira, 27 de outubro de 2015

Artesão Brejense é destaque no comércio eletrônico

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O artesão Dario Lima conseguiu visibilidade de seu trabalho em diversos países do exterior através das mídias sociais.

Terça-Feira, 27 de outubro de 2015

Artesão Dario Lima
Com a popularização das redes sociais e a rotina contemporânea que as transformaram em instrumento de interação instantânea e abrangente, empresários passaram a utilizar o meio para expandir seus canais de venda de produtos e serviços, aproveitando o fato de que as ferramentas para isso são gratuitas e acabam atingindo um número considerável de clientes em potencial.

O comércio eletrônico nas redes sociais é crescente no país, registrando um crescimento explosivo em 13 anos, indo de 1 milhão de vendas em 2001 para 61,5 milhões em 2014. Segundo o E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, o segmento deve movimentar um faturamento de cerca de R$ 43 bilhões em 2015.

No Maranhão, as oportunidades abertas pelo comércio eletrônico já começam a ser aproveitadas. Em Brejo, o artesão Dario Lima – que produz medalhas personalizadas e pintura em vidro e porcelana – percebeu que a mesma interação que tinha com amigos e familiares através da rede Facebook poderia ser utilizada como canal de venda de suas peças de artesanato. Ele conta que a descoberta da ferramenta se deu por acaso, quando as fotos de sua produção começaram a chamar a atenção de interessados em seu trabalho.
“A partir daí os pedidos foram frequentes. As pessoas passaram a me conhecer pelas redes sociais e assim faziam seus convites e partíamos para uma negociação. As imagens sempre obtinham várias visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos. Depois disso, passei a fotografar todas as minhas peças e ter o facebook como instrumento de comercialização mesmo”, lembra o artesão. Com a publicação de imagens de seu trabalho na internet, Lima teve algumas de suas peças publicadas em uma revista norte americana de relevância no segmento e todo o contato com o artesão foi realizado através do Facebook.
Apesar da utilização da mídia social para benefício de seu negócio, o artesão ainda enfrenta gargalos: ele não possui uma página oficial de sua marca, as vendas são feitas através de seu perfil pessoal e algumas de suas peças são muito frágeis para serem transportadas sem maiores cuidados. “A entrega de peças em vidro, no momento, faço apenas para as cidades vizinhas. Já tive que cancelar pedidos por não ter um armazenamento correto para transportar o produto para lugares mais distantes”, relatou Lima.
Com o sucesso e reconhecimento através da venda via internet o artesão pensa em melhorar a divulgação de suas peças por meio de ferramentas tecnológicas mais organizadas. “Penso em aprimorar a rede de acesso para que eu possa chegar a outros clientes. Penso em atuar por meio de um site, que é uma ferramenta de maior alcance e tendo um caráter bem profissional para interação com clientes, disponibilizando formas de pagamento que facilitarão a vida do cliente”, planeja Dario Lima.
Sebrae/MA
De acordo com a gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, o modelo e-commerce amplia a atuação e visibilidade do empreendimento, porém o empresário de micro e pequena empresa deve conhecer bem a ferramenta a fim de explorá-la adequadamente. “É preciso aproveitar as vantagens que o comércio eletrônico pode gerar, tais como aumento das vendas e a divulgação de um negócio local para todo o país e até mesmo para o exterior”, esclarece Larissa.


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